CONSELHOS E SEASP LANÇAM CAMPANHA SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Na manhã desta quarta-feira, 22, em seu auditório, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp), em meio a um café matinal, apresentou à imprensa de Marabá a programação alusiva ao Dia Internacional de não Violência Contra Mulher, com objetivo de reunir os meios de comunicação em prol da defesa dos direitos do gênero feminino.
De acordo com Júlia Rosa, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (Comdim), a programação que se estende ao dia 30 desde mês é no sentido de congregar toda a rede de assistência à mulher no combate à violência, que em Marabá, apesar de ser significativa, sequer dispõe de indicadores.
Regilene Silva, coordenadora do CREAS – Centro Especializado em Assistência Social – confirma que o número de denúncias é pequeno em relação às ocorrências de violência doméstica na Delegacia da Mulher, considerando que apenas 15% das vítimas são encaminhadas ao atendimento psicossocial.
A secretária municipal de Assistência Social, Nadjalúcia Lima, observa que a rede de atendimento à mulher vítima de violência deverá se fortalecer a partir desses encontros, inclusive criando na própria Seasp um serviço de atendimento a essas vítimas.Por sua vez, Gilmara Neves, coordenadora do Fórum Permanente de Políticas Públicas para Mulheres de Marabá, afirma que o aparato policial, nas delegacias, é insuficiente para um atendimento digno à mulher violentada.
Gilmara cita como exemplo o parco atendimento da Delegacia da Mulher. “A maioria dos delitos contra a mulher acontece aos fins de semana, justamente quando a Delegacia da Mulher está fechada”, complementando que o órgão também fecha para o almoço.Veja a programação alusiva ao Dia Internacional de não Violência contra a mulher:
– Grupos de encontros – palestras e oficina de beleza. Público: todos os usuários adultos. No CREAS, dia 23 às 13 horas; no CRAS Folha 13, às 8h30; dia 24, às 16h, no CRAS Morada Nova; dia 26, às 9h, no CRAS Amapá e Praça Duque de Caxias; dia 29; às 9h, CRAS Bela Vista. Obs.: a oficina é só para mulheres, dia 25.
Ainda no dia 23, às 8h, acontece palestra sobre violência contra a mulher, no Arco-Íris da Justiça, no bairro Laranjeiras.Dia 24, também as 8h, Blitz para adesivagem e panfletagem no semáforo em frente à Câmara Municipal.Dia 25, das 8h às 12h – no Auditório da OAB, Fórum com a rede municipal de atendimento à mulher vitimada (palestras, discussões e deliberações do Comdim);
Dia 28, manhã e tarde – no auditório do MP, reunião de fortalecimento da rede municipal de atendimento à mulher vítima de violência;
Encerrando a programação, dia 30, às 18h, no Plenarinho da Câmara Municipal, coquetel de apresentação da rede de atendimento à mulher vitimada. Público: Empresas e sociedade civil organizada.