Contação de Histórias e Desafio literário movimentam Biblioteca Municipal este mês

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 14 de fevereiro. O processo só pode ser feito na própria Biblioteca

A Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo iniciou o ano de 2020 movimentada. Na última semana, a segunda edição do “Pé de Palavra” reuniu cerca de 22 contadores de histórias, que encantaram dezenas de pessoas entre adultos e crianças. O evento foi realizado pela Biblioteca em parceria com o Movimento dos Contadores de Histórias da Amazônia (Mocoan), da turma de Especialização em Contação de Histórias da Esamaz.

“Contar histórias encanta demais. O adulto volta a ser criança. Tivemos contadores de histórias de todos os bairros da cidade. Eram Histórias mais universais, um repertório diversificado”, ressalta Evilângela Lima, coordenadora da biblioteca.

Por outro lado, desde o dia 13 de janeiro as atenções estão voltadas para as inscrições do “Desafio Literário”. A proposta consiste na leitura de 10 livros até novembro de 2020, mas não é só isso, o leitor recebe um cartão com 10 tópicos a seguir, os quais serão explicados no ato da inscrição.

O leitor será acompanhado também pelas redes sociais, já que uma das regras do desafio é postar uma resenha de autoria própria de cada livro lido. A grande novidade do Desafio Literário deste ano é a relação dos escritores que são todos paraenses, afirma Evilângela.

“Nós queremos que as pessoas leiam e conheçam nossos escritores. O movimento literário no Pará é muito grande, muito forte. Não tem porquê a gente não conhecer essas pessoas. Todos os livros estão disponíveis na Biblioteca ou indicaremos aonde encontrar”, enfatiza a coordenadora.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 14 de fevereiro. O processo só pode ser feito na própria Biblioteca, na Velha Marabá, em frente à Praça São Félix de Valois.

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio

Acessibilidade