CONTROLADORIA: FISCAIS DE CONTRATOS PASSAM POR CAPACITAÇÃO
Na manhã desta quarta-feira (8), a Controladoria Geral do Município, realizou a primeira “Capacitação para Fiscais responsáveis por Contratos Administrativos” da Prefeitura de Marabá. Fiscais de contrato de todas as secretarias e órgãos municipais foram convocados para o encontro.
De acordo com a controladora do município, Juliana Andrade, o objetivo foi mostrar aos servidores a importância dos fiscais nestes processos administrativos. Segundo ela, atualmente todos os tribunais de contas estão determinando que cada órgão público desenvolva sua própria Matriz de Responsabilidade e os fiscais de contratos precisam entender o papel deles nesta atividade.
No encontro, os fiscais aprenderam sobre os requisitos para exercer a função e quais as responsabilidades deles tanto no âmbito administrativo, quanto no penal e no civil. Eles são corresponsáveis com o seu superior dentro dos processos. As palestras foram ministradas pela própria Juliana Andrade e pela analista Maria Josania. Durante suas falas elas fizeram questão de frisar os princípios da legalidade, da moralidade, da impessoalidade e da eficiência.
“Nós precisamos compreender que hoje a Administração Pública, em razão do contexto social em que nós estamos vivendo, precisa alertar para estes princípios, porque hoje a sociedade está nos cobrando isso, através da transparência e do combate à corrupção, nós somos cobrados para que possamos trabalhar com eficiência dentro dos órgãos públicos”, enfatizou a controladora.
Para a servidora Léia Barbosa, que trabalha na prefeitura há mais de 15 anos, as informações foram importantes. “Foi muito bom! Algumas dúvidas que os ficais tinham foram esclarecidas. Houve muita orientação, contribuiu muito para o meu aprendizado”, ressaltou a servidora.
Já Fernanda Pigatti, está há poucas semanas no serviço público e disse que o curso ajudou a esclarecer dúvidas relacionadas aos contratos, como documentações, pagamentos, auditorias e prazos. “Foi muito bom, porque tirou todas as dúvidas que eu pudesse ter no decorrer do acompanhamento dos contratos”, disse ela.
Agora, a capacitação deve continuar nas secretarias, atendendo às especificidades de cada uma dela