DMTU: Mais de 400 competidores participaram da 3º Corrida Maio Amarelo
Na manhã de domingo (28), aconteceu a 3ª Corrida Maio Amarelo, organizada pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU). O evento, que tem como temática o mês de conscientização sobre a segurança no trânsito, contou com mais de 400 atletas inscritos, que percorreram um trajeto de 5 km, saindo da frente da Prefeitura Municipal, na Nova Marabá.
“A corrida teve 400 inscritos, mas tivemos mais por causa de grupos que vieram participar conosco. Foi bom ver o feedback e retorno dos atletas, muitos nos procuraram para agradecer pela organização. Isso é motivo de satisfação. Queremos unir a disciplina do esporte ao trânsito”, comenta o educador de trânsito, Rogério Mathias.
Entre esses outros grupos estavam dois pelotões, um do corpo de bombeiros e outro de alunos do CMRio (Colégio Militar Rio Tocantins). Também participaram diversos grupos de corridas de Marabá e atletas amadores e semi profissionais.
A organização entregou medalha a todos os participantes e premiou os primeiros colocados das categorias masculino, feminino, pessoas com deficiência e funcionários do DMTU.
A inscrição da corrida era uma cesta básica. Todo o material arrecadado será doado a ONGs. Além da competição esportiva, houve ação de testes de glicemia, massagem, distribuição de preservativos, café da manhã e muita música e animação.
“Quando vejo a largada é sempre bom porque antes aconteceu tanta coisa e tanta luta. Tivemos esses outros serviços. Só temos a agradecer não só ao poder público, como aos apoiadores e instituições que colaboraram”, destaca Rogério.
Na categoria masculino, o vencedor foi Marconi Lima dos Santos, 20 anos. Ele já havia participado da edição anterior da corrida e ficou em terceiro lugar, com tempo de 18 minutos e 30 segundos. Este ano, melhorou o desempenho terminando a corrida em 17 minutos e 17 segundos, garantindo a primeira colocação.
“Venho treinando de segunda a segunda sem descanso, quando não estou trabalhando eu foco mais. Treino bastante para evoluir e estar entre as elites. Hoje, graças a Deus, como primeiro no geral. Tive algumas dificuldades, mas evolui”, celebra.
Na categoria feminina, a vencedora foi Welina Barroso, professora de atletismo, de 28 anos. Ela já havia sido campeã no ano passado e admite que não esperava menos desta vez. “Ter vencido foi dentro do esperado, mas me surpreendi com meu tempo, participei de uma recente e fiz um tempo maior. Hoje corri muito bem, estava quente, deu pra correr legal em tempo menor que os outros anos”, comenta a atleta, que finalizou a corrida em 20 minutos e 14 segundos, e elogiou a organização do DMTU.
“Esse ano está melhor que o ano passado, mais organizada, melhor distribuição de água, manutenção do caminho para não cortarem. Estão todos de parabéns”, elogia.
A corrida é apenas uma das atividades de conscientização realizada pelo DMTU no Maio Amarelo, que este ano teve como tema “Gentileza gera gentileza”.
Ao longo do mês, foram realizadas abordagens nas ruas com as entregas de certificados a bons condutores, bem como palestras e outras ações educativas em diversos órgãos.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes / Jordão Nunes