Covid-19: 2ª dose da vacina está disponível em sete pontos da cidade
O calendário de vacinação contra a covid-19 está aberto para pessoas (idosos, gestantes e puérperas), que estão com a data agendada para completar o esquema vacinal, em Marabá, com a 2ª dose das vacinas Coronavac e Astrazeneca.
“A 2ª dose é extremamente importante para fechar o ciclo de vacinação e eficácia da vacina”, enfatiza Mônica Borchart, diretora da atenção básica da a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Sabendo da importância de completar a vacina, Nébio Gomes, 65 anos, esteve atento à data do retorno e alerta outras pessoas para o mesmo. “Porque a gente já completa a imunização. É importante que todos procurem o posto pra tomar a segunda dose”, enfatiza o empresário.
Raimunda Araújo Feitosa se emocionou ao falar do momento. “Só da gente está se protegendo dessa doença maldita é muito bom”, disse a dona de casa.
Maria Francisca dos Santos, 61 anos, também era só alegria com o reforço da vacina. “Muito feliz, estou imunizada. A vacina significa tudo, sem a vacina a gente ia morrer e a vida da gente é muito boa”, comenta.
Cândido Ferreira, 68 anos, afirma que mesmo depois da 2ª dose vai continuar com as medidas protetivas. “A gente fica mais à vontade com a vacina, mas vou continuar cuidando pra evitar né, segurança. Gostei muito do atendimento aqui”, salientou o lavrador.
Enfermeira, que perdeu o marido para covid-19, alerta sobre a importância da vacina
Percília Augusta Santana trabalha na área da saúde há mais de 20 anos, no ano passado teve uma das experiências mais difíceis da vida quando perdeu o marido Cristiano para a covid-19. A enfermeira trabalha no setor de Estratégia da Secretaria Municipal de Saúde e atua em duas frentes contra a doença: na prevenção e no socorro às vítimas da doença, no Hospital Municipal.
“A vacina é a nossa única arma de prevenção contra a covid-19, então, existem os tabus, os medos, mas as pessoas têm de vencer. Têm muitos países que já estão com a pandemia controlada devido à imunização em massa. É melhor tomar a vacina do que você chegar ao ponto de ser intubado, ir para o respirador, é um vírus que rapidamente ele agrava, compromete os pulmões, o sistema renal. E a vacina está disponível”, alerta a enfermeira.
A enfermeira observa que as reações da vacina não devem ser empecilho para o retorno. “A gente foi criada desde criança com outras vacinas, que tinham reações e nem por isso deixamos de vacinar nossos filhos porque é a única forma de gerar anticorpos contra o vírus. Então, as pessoas que ainda não tomaram a 2ª dose venham tomar a vacina e obedecendo ao calendário”, ressalta.
Locais de vacinação e documentação
Para tomar a 2ª dose da vacina é preciso apresentar os documentos: RG, CPF, carteira de vacinação recebida na primeira aplicação.
Os sete pontos de vacinação para a segunda dose da vacina contra a covid-19 são as escolas: EMEF Anísio Teixeira, EMEF Irmã Theodora, no núcleo Cidade Nova; Jonathas Athias, e Praça da Juventude, na Nova Marabá; Judith Gomes Leitão, na Velha Marabá; EMEF São Félix, no São Félix Pioneiro e EMEF Paulo Umbelino.
Veja outras fotos:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio