Covid-19: Agentes de segurança do município são vacinados
Francisco Chagas trabalha há seis anos no Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) e, hoje (11), foi um dos mais de 120 agentes de segurança do município vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O agente de segurança patrimonial recebeu a vacina no 5º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) Além dele, agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) e Guarda Municipal de Marabá (GMM) também foram vacinados.
“A gente lida diretamente com o povo de Marabá, fazendo a segurança dos departamentos do município, do patrimônio que envolve tanto os prédios públicos, como principalmente as pessoas, e esse contato traz a necessidade de estarmos imunizados. A vacina chegou em um momento muito necessário tanto por causa do trabalho como também para o convívio em família”, observa o agente de segurança patrimonial.
Além do 5º GBM, o 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) também foi um local de vacinação dos agentes. Só no 5º GBM foram mais de 90 pessoas que receberam a primeira dose da vacina.
A articulação para a vacinação dos agentes foi organizada pela Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), Secretaria de Estado de Segurança Pública (SEGUP), Secretaria de Estado de Saúde (SESPA) e a Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS). A coordenação envolveu o Comando de Policiamento Regional (CPR) II e SMSI.
“Hoje nós temos, creio, 90% do efetivo da SMSI vacinado. Entre GMM, DMTU E DMSP, além dos servidores da própria secretaria. Isso mostrou, mais uma vez, que o município e o estado estão integrados, bem como as forças de segurança”, pontua o titular da SMSI, Jair Barata.
Durante a pandemia, agentes dos três departamentos trabalham diuturnamente em suas frentes para garantir a segurança das pessoas e o zelo pelos bens públicos. A Operação Covid Zero, realizada em abril, foi um grande exemplo de integração envolvendo as forças do SMSI e do estado no combate à pandemia.
Jocenilson Souza, diretor do DMTU, destaca o trabalho dos agentes que atuam diretamente em contato com o público nas ruas.
“É importante para os agentes do DMTU sentirem a esperança de uma saúde melhor, levando segurança para os próprios familiares. Pois estamos em risco, no combate direto à Covid-19. Nós estamos expostos no dia a dia, abordando os veículos, ficando vulneráveis a contrair o vírus. Com essa vacina a gente se sente otimista em dias melhores”, relata o diretor.
O coordenador adjunto do DMSP, João José da Silva, relembra as vidas perdidas em uma pandemia de grandes proporções, além de destacar a cooperação entre os órgãos públicos. “(A vacinação) é um trabalho extremamente importante, onde a gente observa por meio dos veículos de comunicação que já perdemos quase meio milhão de compatriotas. Esse momento é resultado do esforço do Governo do Estado, da Prefeitura de Marabá e da nossa SMSI”, destaca o coordenador adjunto. Mais de 200 agentes do DMSP já foram vacinados desde o início da vacinação dos grupos de segurança.
O inspetor da GMM, Wyliscley Leão, enfatiza a importância da vacinação para os agentes de segurança que tem atuado na linha de frente do combate à pandemia.
“Hoje a gente encerra essa etapa com a conclusão da primeira dose da vacina para todos os integrantes da GMM. Temos apenas a agradecer. Fomos vacinados porque desde o início estamos na linha de frente, atuando para evitar aglomerações. Então, o nosso efetivo precisa estar imunizado para poder ajudar no controle da pandemia”, reitera.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Aline Nascimento