Covid-19: Agentes de segurança intensificam ações de prevenção

A Secretaria Municipal de Segurança Institucional, por meio do Departamento Municipal de Segurança Patrimonial  (DMSP), da Guarda Municipal de Marabá (GMM) e do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), realiza ações de prevenção, conscientização e orientação à população, com o objetivo de controlar a transmissão do novo coronavírus, conforme preconizam os decretos emitidos pelo Estado e município de Marabá.

Nesse intuito, no período de sexta-feira a domingo, 24 a 26 de abril, GMM, DMSP e DMTU  promoveram rondas pelo comércio, bares, agências bancárias, casas lotéricas e feiras (Laranjeiras  e da Folha 28), orientando as pessoas quanto ao uso de máscaras e álcool em gel/ álcool 70% para a proteção contra o coronavírus e, consequentemente, evitando o avanço e hospitalização por Covid-19.

Aliás, o trabalho da Secretaria de Segurança Institucional de Marabá é realizado diariamente, de domingo a domingo. A fiscalização também está de olho no funcionamento do comércio, permitindo abrir somente os permitidos nos decretos, que regulamentam o isolamento social em no município.

A recomendação da SMSI é que as pessoas fiquem em casa, mas  dependendo da necessidade de sair, como ir ao banco ou comprar alimentos, que seja feito o uso de máscara, já que a permanência em qualquer estabelecimento sem a utilização desse equipamento de proteção está proibido. Quem desobedecer é orientado a voltar pra casa.

Integração

Foram realizadas operações integradas com a Polícia Militar nos pontos que ligam a Nova Marabá à Velha Marabá e no ponto que liga Cidade Nova à Marabá Pioneira, para orientações e dispersão de aglomerações.

Pertubação e poluição sonora

No domingo (26), além de fiscalização integrada, o Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) registraram 17 casos de poluição sonora, destes 16 foram resolvidos com advertências e orientações e um foi necessária a apresentação da pessoa envolvida na Delegacia de Polícia por perturbação e desacato.

Texto: João Batista
Fotos: Divulgação SMSI