Covid-19: Atendimento continua no HMM e Unidades Básicas de Saúde

Medicamentos continuam sendo entregues no HMM e UBS Carlos Barretos, bem como Centrais de Testagem realizam o serviço com a solicitação de exame e a ficha de notificação, assinadas pelo médico.

A Prefeitura de Marabá continua trabalhando ativamente para controlar os números de coronavírus em nosso município. Até o momento foram mais de 7 mil kits de medicamentos entregues à população, testagens itinerantes nos diversos núcleos da cidade, incluindo zona rural e indígenas, ações de higienização nos espaços públicos e privados, distribuição de kits de higiene e cestas básicas, entre outras ações.

Atendimentos

Apesar da redução do número de casos e óbitos, os protocolos de serviços de distribuição de medicamentos, atendimento e testagem seguem acontecendo no município. O paciente que precisar de atendimento para sintomas leves de covid-19, devem procurar as 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que dispõem do atendimento, a exceção é para a UBS Pedro Cavalcante.

O Centro de Especializações Integradas (CEI), localizado na entrada da Cidade Nova, retomou o atendimento normal das suas 13 especializadas, não realizando mais consulta e distribuição de medicamentos para pacientes com a Covid-19.

Os pacientes com sintomas mais avançados como falta de ar, devem se dirigir às tendas do Hospital Municipal de Marabá (HMM), que está mantendo uma área separada para atendimento de pacientes com síndrome respiratória. Além de contar com Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) exclusivos para atendimento aos pacientes com a doença. Caso o esteja em estado muito grave e não consiga se locomover, pode ligar para o 192 que uma ambulância do SAMU irá buscá-lo.

Entrega de Medicamentos e Testagem

A entrega de medicamentos acontece no trailer em frente ao HMM e na UBS Carlos Barreto, Morada Nova. Os profissionais de saúde e de segurança do município também podem retirar a medicação no Centro de Testagem da Folha 31, próxima ao CAPS e à Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM). Mas a entrega de medicamentos nesse local é feita apenas para esses profissionais, que precisam apresentar documentação comprovando a função.

Vale lembrar que o médico irá prescrever os medicamentos necessários, que só serão entregues mediante receita prescrita conforme a necessidade individual de cada paciente.

Já  Centro de Testagem está situado próximo ao CAPS III, na Folha 31.  São dois locais distintos, um para a população em geral e outro exclusivo para servidores do município e do Estado que estão na linha de frente do combate ao vírus. As centrais funcionam de segunda à sexta-feira, o horário de atendimento é das 08h às 12h e das 14h às 17h. O paciente precisa estar com a solicitação de exame e a ficha de notificação em mãos, assinadas pelo médico.

Resumindo

Atendimento para pessoas com sintomas iniciais: HMM e nas 12 UBS do município abaixo:

UNIDADE DE SAÚDE ENDEREÇO
01 AMADEU VIVACQUA RUA MAGALHAES BARATA – SÃO FELIX II
02 DEMOSTHENES AZEVEDO RUA 27 DE MARÇO – VELHA MARABÁ
03 MARIA BICO DOCE RUA DUQUE DE CAXIAS – SÃO FÉLIX PIONEIRO
04 ENFERMEIRA ZEZINHA FOLHA 23 – QUADRA ESPECIAL – NOVA MARABÁ
05 CARLOS BARRETO AVENIDA TOCANTINS – MORADA NOVA
06 HIROSHI MATSUDA FOLHA 11 – NOVA MARABÁ
07 JAIME PINTO RUA DR. GENI – NOVO HORIZONTE
08 JOÃO BATISTA BEZERRA RUA SILVINO SANTIS – SANTA ROSA
09 LARANJEIRAS RUA DOS GAVIÕES, 23 – LARANJEIRAS
10 EMERSON CASELLI RUA PAULO FONTELES – LIBERDADE
11 MARIANA MORAES RUA C, QUADRA E, KM 7 – NOVA MARABÁ
12 CRISMU FOLHA 33 – NOVA MARABÁ

Atendimento para pessoas com crise respiratória:
Tendas do Hospital Municipal de Marabá
Em caso de estado grave, ligar para o SAMU 192

Entrega de medicamentos (apenas com prescrição médica)
– Central de Medicamentos, localizado em frente ao Hospital Municipal de Marabá (HMM);
– UBS Carlos Barreto – Morada Nova
– Central de Testagem dos Servidores da linha de frente (exclusivo para os servidores).
– UBS da zona rural também estão realizando a entrega dos kits

Testagem fixa (com encaminhamento médico)
– População em geral: – Central de Testagem, ao lado do CAPS, na Folha 31, Nova Marabá, próximo à Fundação Casa da Cultura;
– Servidores da linha de frente do combate ao vírus: – também ao lado do CAPS, na Folha 31, Nova Marabá, próximo à Fundação Casa da Cultura.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Secom PMM 

Acessibilidade