Covid-19: Campanha de vacinação atende a zona rural
A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Marabá atende nos próximos dias a população da zona rural do município. O objetivo é ampliar o acesso à imunização para as pessoas que ainda não receberam a vacinação pela dificuldade de vir à sede do município.
Nesta segunda-feira, 13, a vacinação chegou à comunidade da Vila Sororó, às margens da Rodovia BR-155. Na terça-feira, 14, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atende a comunidade da Vila Brejo do Meio, na região da estrada do Rio Preto e na quarta-feira, 15, é a vez da comunidade da Vila Itainópolis.
De acordo com Mônica Borchart, diretora de Atenção Básica da SMS, o público alvo, além dos adolescentes de 12 a 17 anos, também é composto puérperas (até 45 dias após o parto) e gestantes a partir de 18 anos, além dos demais públicos com a primeira ou segunda doses.
“É importante apenas que fiquem atentos quanto à documentação necessária para acelerar o atendimento: RG, CPF, Cartão SUS, carteira de vacinação e a declaração preenchida. Estamos atendendo todos os grupos de pessoas”, explica a diretora
O comerciário Valdelino Belo de Lima, procurou receber o imunizante depois que a esposa fez recomendações para que ele também se vacinasse. “Estava um pouco nervoso antes de receber a vacina, mas depois criei coragem e resolvi vir, pois a esposa já havia tomado e eu achei que seria importante também me vacinar”, disse.
A estudante Gerlane de Sousa Carvalho, de 13 anos, não esperou muito e correu até à escola Ruan Pablo na Vila Sororó para se vacinar. “Estava super ansiosa para receber a vacina e quando soube que a campanha estava aqui na escola pedi para minha mãe me trazer”, explicou a estudante.
Andrielson Pereira Resplandes, também se dirigiu à escola junto com mais três amigos e se imunizou. “É importante para todos nós se vacinar e o que eu recomendo é que as pessoas possam vir para se proteger, né?”, destacou.
A campanha de vacinação também aconteceu nesta segunda-feira (13), na feira coberta Lúcia Mendes no núcleo de Morada Nova. Danielson Araújo de Sousa, 17 anos, compareceu acompanhado do pai para receber o imunizante. “Eu estava esperando me vacinar porque meus pais já haviam se vacinado e agora chegou minha vez”, disse Danielson Araújo.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Aline Nascimento