Covid-19: Campanha de vacinação continua nesta quarta-feira, dia 27
O calendário vacinal contra Covid-19 continua aberto até às 17 horas desta quarta-feira (27), tanto no Centro de Convenções, quanto no Sesi Marabá. Nos dois locais há disponibilidade da 1ª, 2ª e 3ª dose dos imunizantes para a população em geral, de acordo com as exigências divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Podem tomar a 1ª dose da vacina, pessoas com 12 anos ou mais, inclusive grávidas e puérperas (mães com até 45 dias pós-parto), portando prescrição médica. Levar CPF, RG, comprovante de residência, cartão SUS e declaração preenchida, portanto prescrição médica.
Já a 2ª dose está sendo disponibilizada para aquelas pessoas com a data atrasada ou marcada para os dias 26 e 27 de outubro e ainda para todos aqueles que completaram oito semanas da 1ª dose do imunizante do Pfizer. Apresentar CPF, cartão de vacina, cartão SUS e declaração preenchida.
Quanto à 3ª dose, está sendo ofertada para os idosos (acima de 60 anos) e profissionais de saúde com intervalo de seis meses completos da 2ª dose; e imunossuprimidos com 28 dias completos da 2ª dose. Para esse público basta apresentar cartão SUS, CPF, carteira de vacinação e declaração. Os imunossuprimidos precisam de atestado ou laudo médico especificando o motivo da vacinação.
Nesta terça-feira, (27), o movimento foi tranquilo no Sesi Marabá, onde estão sendo aguardados mais de 1.000 trabalhadores da indústria para a segunda dose da vacina.
Lucas dos Santos, 26 anos, não deixou a oportunidade passar e resolveu completar a vacina já no primeiro dia do mutirão no Sesi.
“A gente tá vendo que tem mais de um mês que não há mortes por causa do coronavírus. Então é importante demais essa nova fase da humanidade, vimos que tanta gente perdeu família, eu mesmo perdi alguém próximo. Eu fiz questão de vir, assim que fiquei sabendo me prontifiquei”, comenta o entregador.
Renato da Silva, 28 anos, que atua no setor de produção do frigorífico, não tem dúvidas de que a vacina ainda é a melhor maneira de se prevenir. Ele também tomou a segunda dose.
“É uma questão de ficar logo totalmente imunizado e acabar com esse vírus. Também por questão de saúde. Tanta gente não chegou a tomar a vacina. Eu sempre quis me imunizar por conta da minha saúde e das pessoas com quem convivo também, tenho meu filho em casa e minha mãe idosa, do grupo de risco” enfatiza o trabalhador.
A oftalmologista Ana Carolina Moritz, foi em busca da dose de reforço da Coronavac.
“Todos nós profissionais de saúde temos de tomar a terceira dose, é super importante fazermos essa dose de reforço nesse momento. Tudo que pudermos fazer para prevenir, temos de fazer”, pontua a médica.
Quem são os imunossuprimidos ?
São considerados imunossuprimidos, pessoas com o sistema imune deficiente seja por um doença congênita ou outras condições, a exemplo de pacientes em tratamento oncológico, em hemodiálise, transplantados, com HIV/AIDS e ainda pacientes com imunodeficiência primária grave e pessoas que fazem uso dos seguintes medicamentos: Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatioprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, Mercaptopurina, Infliximabe, Etanercept, Humira, Adalimumabe, Tocilizumabe, Canakinumabe, Golimumabe, Certolizumabe e Abatacepte.
Veja mais fotos:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento