Covid-19: Divisa endurece fiscalização por toda Marabá
Devido ao aumento da contaminação pelo coronavírus por toda a Marabá, a Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) tem aumentado a fiscalização no comércio, bares, restaurantes e similares, para fazer cumprir decretos estaduais e municipais, que limitam a circulação de pessoas, exigem distanciamento e obrigam a todos ao uso de máscara.
No período de sexta-feira até a madrugada de segunda (16 a 19), quando a população está mais voltada ao entretenimento, inúmeros estabelecimentos foram visitados, sendo que alguns são apenas orientados, mas também existem aqueles notificados e até interditados.
A Divisa escalona equipes pelos diversos núcleos de Marabá, visando melhor cobertura espacial e, com isso, fiscalizar maior número de estabelecimentos.
Dia 16
Das 08h às 12h15, a fiscalização contou, além da Divisa, com participação Polícia Militar (PM), Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP), Guarda Municipal de Marabá (GMM), Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA); iniciando pelo núcleo Cidade Nova (Cidade Nova, Novo Horizonte, Bairro da Paz, Belo Horizonte, Independência, Liberdade e Itacaiúnas, resultando em 40 estabelecimentos fiscalizados/orientados, sendo que apenas dois foram notificados pelo descumprimento das normas vigentes.
O plantão foi realizado com uma alteração, devido um funcionário da loja de material de construção ter se recusado a usar máscara; depois de uma conversa com o proprietário e policiais, o dito servidor resolveu colocar o acessório, conforme determina o decreto n°184/21 e protocolo do Covid-19
Ainda no dia 16, no turno da manhã, outra equipe foi destinada à Nova Marabá, onde 11 estabelecimentos foram fiscalizados/orientados, sem apresentarem quaisquer anomalias.
Também no dia 16, turno das 14h às 20h, com apoio da PM, DMTU e GMM, outro grupo visitou diversos clubes AABB e CSSM, deslocando à verificação de um envasamento de gás irregular.
As diretorias dos clubes AABB foram notificadas quanto às proibições do uso da piscina e das quadras esportivas e campos de futebol. E a empresa de envasamento de oxigênio industrial em cilindros verdes, de uso hospitalar, foi interditada e apreendido caminhão com cerca de 200 cilindros, além dos responsáveis terem de se justificar à Polícia.
E ainda, na noite de 16/04, fiscalização na Nova Marabá e Núcleo Pioneiro, com verificação de denúncias nas Folhas 5 e 16, que não procederam; orientação de populares na Rua Passondas de Carvalho, Santa Rosa, quanto a aglomeração e consumo de bebidas alcoólicas. E fechamento de alguns estabelecimentos por desobediência ao Decreto 184/21 e demais determinações legais.
Fiscalização noturna semelhante aconteceu no Núcleo Cidade, quando 40 estabelecimentos foram fiscalizados, apenas com uma orientação acerca das medidas sanitárias em vigor. Esse plantão contou com apoio da PM, GMM e DMTU.
Dia 17
No período de 08:00 às 14:00, fiscalização nos núcleos Cidade Nova, Novo Horizonte, Liberdade e Independência. 11 estabelecimentos fiscalizados, sem maiores problemas, apenas orientação quanto ao uso de máscara.
Ainda no período da manhã, outra equipe fiscalizou 18 empresas na Nova Marabá, sem anormalidades.
Um terceiro grupo, no mesmo turno, esteve na Marabá Pioneira, visitando estabelecimentos da Antônio Maia; e na Nova Marabá. Total de 25 locais fiscalizados, com cerca de 10 orientações para cumprimentos dos dispositivos da Covid-19. Apoio da PM, Guarda Municipal e DMTU.
Período noturno (19h à meia noite), com saída do 34º Batalhão e Polícia Militar, com circulação pela Nova e Velha Marabá e São Félix, com fechamento de quatro estabelecimentos e interdição de outro. Além da Divisa, nesta ação estiveram PM, Polícia Civil, DMTU e DMSP.
Outra equipe noturna esteve a fiscalizar o núcleo Cidade Nova, onde 14 estabelecimentos foram fiscalizados. Plantão agitado com algumas distribuidoras abertas, que precisaram de orientação; e uma interdição. Apoio da PM, DMTU e Guarda Municipal.
Dia 18
Turno das 08h às 14h, estabelecimentos visitados no núcleo Cidade Nova, a maioria fechado, um interditado. Uma segunda turma, no núcleo Nova Marabá, visitou clubes e sedes campestres, destacando que a maioria fechada, com orientação quanto ao uso máscaras, distanciamento dos clientes e proibição do uso coletivo de piscinas, quadras esportivas e campos de futebol. Houve uma notificação e uma interdição.
A fiscalização foi alertada pela guarnição da Polícia Militar que integrava a operação, de que populares disputavam uma partida de futebol em campo localizado nos fundos da sede administrativa da Polícia Federal. Abordado o responsável pelo jogo, o mesmo foi informado das disposições e restrições do Decreto 184/21 e, então, notificado formalmente da interdição do espaço a ele arrendado, sendo procedido os trâmites de praxe, com a consequente lavratura do termo apropriado. Nesse plantão, além da Divisa, presentes PM e DMTU.
No período de 19h a 01h da madrugada, a equipe de servidores que integrou a Operação Covid Zero realizou rondas pelos logradouros públicos e privados com vista orientar, educar, corrigir, detectar e coibir aglomerações.
Como não houve efetivo policial em número suficiente, essa equipe não teve apoio da PM, DMTU, GCMM e DMSP. Desta forma, optou por observar possíveis pontos críticos e prestar orientações quando necessário ou requisitados.
Ressalte-se, ainda, verificação in loco de denúncia sobre uma suposta reabertura de local já interditado pela Divisa. Situação não comprovada.
Noutra fiscalização noturna, desta feita pela Velha Marabá, São Felix e Morada Nova, sem alteração, visto que todos os estabelecimentos estavam fechados. Essa ronda contou com a PM e DMTU.
Mais um grupo noturno, desta vez no núcleo Cidade Nova, fiscalizou 19 estabelecimentos, encontrando também a maioria fechada. No entanto, dois que se encontravam abertos foram orientados a fechar, sendo que um deles foi notificado. Essa equipe contou com apoio da PM, DMTU e Guarda Municipal.
Dia 19
No período das 14:30 às 18:00, nos bairros Cidade Nova e Novo Horizonte, fiscalizadas 11 lojas; outra equipe, visitou o comércio do Novo Planalto, Liberdade e Laranjeiras. Sem anormalidades.
Ainda no período da manhã, outro grupo visitou 25 estabelecimentos na Nova Marabá. Sem alteração. E à tarde, mais 30 locais foram fiscalizados no mesmo setor, havendo quadras de esporte ocupadas com jogadores que foram dispersados. Devido a algumas irregularidades, quatro estabelecimentos foram notificados nessa ação, que contou com apoio da Polícia Militar, DMTU e Guarda Municipal.
Também no período das 08:00 às 12:00, outra equipe de fiscalização esteve pelos bairros Cidade Nova, Laranjeiras e Novo Horizonte e Liberdade. 25 estabelecimentos fiscalizados, 15 deles orientados. Nesse plantão presentes também a PM, Guarda Municipal, DMSP e DMTU.
E assim por diante, os plantões de fiscalização da Divisa seguem pela manhã, tarde e noite com apoio dos órgãos de segurança (PM, DMTU, GM e DMSP), na busca da Covid Zero em Marabá, orientando a população quanto ao uso de máscara e distanciamento social, conforme exigem as autoridades estadual e municipal.
Texto: João Batista
Foto: Dilvulgação