Covid-19: Em entrevista coletiva, órgãos de segurança reforçam novas medidas no município
A coletiva de imprensa foi realizada na manhã desta sexta-feira (15), no auditório da Secretaria de Obras, para tratar as orientações do novo decreto municipal nº 150, que determina sobre as novas medidas de combate à covid-19 no município.
Participaram da coletiva, o coordenador do Departamento de Vigilância Sanitária, o secretário de segurança institucional do município Jair Guimarães, o comandante Policiamento Regional (CPRII) coronel Benedito Sabbá e o delegado Thiago Carneiro, Superintendente Regional de Polícia Civil.
O novo decreto determina a redução do horário de funcionamento dos bares, restaurantes, distribuidoras de bebidas e espaços de eventos, que só poderão funcionar até às 00 horas, ficando também limitados a funcionar com 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade total, sob pena de cassação do Alvará de funcionamento do estabelecimento.
O novo decreto determina ainda a manutenção do distanciamento mínimo de 1,5 m (um metro e meio) entre os assentos e a obrigatoriedade de fornecer aos participantes alternativas de higienização, como água e sabão e/ou álcool em gel 70%.
Fica oficialmente determinado também o cancelamento do Carnaval promovido pela secretaria de cultura, bem como todos os eventos privados da mesma natureza, realizados em ambientes fechados ou abertos, incluindo os blocos de rua, independentemente do número de participantes.
O coordenador da DIVISA justificou a publicação do novo decreto em razão do rápido aumento de pacientes com sintomas da Covid-19 nos hospitais do município. Segundo ele, as novas determinações visam impedir aglomerações e evitar, assim, uma sobrecarga no sistema de saúde.
“O atual quadro epidemiológico da doença infelizmente está refletindo de forma negativa para todos nós. Estamos com quase a totalidade dos leitos de UTI ocupados, isso causa um sinal de alerta para que nós possamos tomar medidas que possam conter esse avanço. Tudo que nós queríamos era não ter que comunicar isso nesse momento porque a ideia, tanto da prefeitura, quanto de todos os órgãos de segurança e da fiscalização sanitária seria que nós continuássemos progredindo na reabertura do comércio, no entanto, infelizmente tivemos que tomar novas medidas para impedir o avanço da doença”, afirmou Daniel Soares.
Os órgãos de segurança estarão nas ruas cumprindo as determinações do novo decreto, incluindo Guarda Municipal e Polícias Militar e Civil. A Orla Sebastião Miranda também vai estar fechada para a entrada de veículos. “Nós vamos estar juntamente com as polícias civil e militar fazendo valer o decreto e lembro aos senhores com relação à segurança, no sentido de manter carro-som longe dos espaços públicos, manter fora do espaço público bebidas alcoólicas. Nós vamos estar em operações a partir de hoje (sexta-feira), estaremos em rondas em todos os núcleos de Marabá”, informou Jair Guimarães Barata, secretário de segurança institucional.
O coronel da PM, Benedito Sabbá, comandante do CPR II, lembrou que as novas regras são essenciais para evitar um colapso na saúde pública. Segundo ele, a Polícia estará nas ruas para cumprir o novo decreto e pediu ainda a colaboração da população. “A polícia vai estar nas ruas, mas a população também tem um papel importante neste momento de ficar atenta às recomendações. Estamos vivendo um momento difícil e que vamos superar. A vacina não vai mudar nosso dia a dia e vamos continuar nos prevenindo usando sempre máscaras, ” alertou o coronel Sabbá.
Quanto à limitação de capacidade e mais rigor nas medidas de segurança e higiene, o decreto se estende a outros estabelecimentos, como o comércio em geral.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio