Covid-19: Fim de semana com vacina de pacientes com síndrome de down, doença renal crônica dialítica e deficiência permanente
O clima chuvoso não impediu que Paulo Marinho, 45 anos, acordasse cedo neste sábado (15) e se dirigisse a Escola Irma Theodora, no Bairro Liberdade, para levar seu sobrinho, Paulo Erick, 40 anos, para se vacinar contra Covid-19. Erick tem síndrome de down e está na lista dos grupos que estão sendo vacinados nesse fim de semana (15 e 16) em 5 diferentes pontos do município.
Além de síndrome de down, a vacinação também está acontecendo em todas as idades para quem possui doença renal crônica dialítica e deficiência permanente. Os outros pontos de vacinação do município são: Escola Judith Gomes Leitão e Jonathas Pontes Athias, na Nova Marabá; Escola Paulo Umbelino Ferreira, na Morada Nova; e Escola São Félix, no São Félix Pioneira.
“Há uma sensação de alívio de ter chegado esse momento. Meu sobrinho não possui a mesma visão que a gente. Há uma dificuldade maior de fazê-lo respeitar as regras e ele gosta muito de andar por ai. Com a vacina dá certo alívio e satisfação”, comenta Paulo Marinho. Ele já teve o pai e a mãe vacinados aqui na cidade
A Rejeane Estebão, 41 anos, também possui síndrome de down e disse que a chegada da vacinação para sua condição foi um momento muito aguardado. “Esperei desde o começo para me vacinar. Estou muito feliz, achei o atendimento bom” comemorou.
Hipertensos e Diabéticos
As pessoas com hipertensão ou diabetes tipos 1, 2 e 3 também estão sendo vacinadas. No entanto, para esse público são vacinadas apenas as pessoas a partir de 50 anos. Os pontos de vacinação são os mesmos.
Maria Helena, 57 anos, hipertensa, foi à segunda da família se vacinar e diz já estar ansiosa para tomar a segunda dose. “Fico feliz de ter sido vacinado, pois estou vivendo muito isolada. Cumprindo as regras. Não vejo a hora de tomar a segunda dose para poder voltar a sair mais em segurança”, sublinha.
A mesma alegria pode ser vista nos olhos do professor, Flaviano Pereira de Oliveira, 52 anos, que também possui hipertensão. Ele conta que está louco para voltar para sala de aula, mas apenas quando todos estiverem vacinados. “Muito feliz de ter chegado esse momento. Enquanto professor quero voltar a dar aula. Quero ver minha classe e todos vacinados e seguros. Respeitando as medidas e a ciência”, reitera.
Acima de 60 anos
As pessoas acima de 60 anos que não se vacinaram também devem procurar um dos pontos de vacinação para se vacinar neste fim de semana. Quem já tomou a primeira dose, deve verificar seu cartão de vacinação para tomar a segunda dose caso esteja prevista no cartão.
O aposentado, Antônio José Barbosa, 75 anos, perdeu a primeira etapa de vacinação para sua faixa etária, mas agora aproveitou a oportunidade e já tomou sua segunda dose. “Tinha um pouco de medo. Mas agora me vacinei. Foi tudo muito tranquilo, tudo muito bem”, conta. Ele diz que é o primeiro da família a se vacinar e que agora irá atrás das datas para vacinar os outros.
Profissionais de saúde
Os profissionais de saúde que ainda não se vacinaram também podem realizar a imunização neste fim de semana. Para essa categoria o único ponto de vacinação é a Escola Jonathas Pontes Athias, na Nova Marabá. É necessário levar carteira profissional, além dos documentos pessoais.
Para os casos de comorbidades é necessário levar laudo médico que comprove a condição. Todos os públicos devem levar seus documentos pessoais e Cartão SUS. A vacinação ocorre das 8h às 17h.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento
Confira mais imagens da vacinação deste sábado: