Covid-19: Idosos acima dos 90 anos são vacinados em Morada Nova, Cidade Nova e zona rural

(12 de fevereiro de 2021)

O seu Osvaldo José dos Santos, de 97 anos, foi o primeiro morador dos bairros de Morada Nova e São Félix a receber a vacinação contra a Covid-19, na manhã desta quinta-feira (11), na casa onde mora com filhos, netos e sobrinhos.

“É essencial porque é muito difícil locomover ele aqui de casa e o médico vem aqui consultar ele e pra mim está excelente e agora a vacinação do meu tio, porque essa doença é muito agressiva e ainda mais para ele que já está com 97 anos. Aqui em casa sempre cumprimos os protocolos de saúde que a equipe dos agentes comunitários orienta”, disse dona Marlí Ratz da Silva, sobrinha de seu Osvaldo.

Marlí Ratz

A baiana Constância Maria dos Santos Santana, de 93 anos, ficou contente com a chegada da equipe da secretaria municipal de saúde (SMS). Ficou logo pronta para receber a imunização.

“Acho muito boa essa iniciativa, só da família não ter que sair com ela até o postinho já facilita muito, e hoje ela está feliz da vida porque vai ser vacinada. Os agentes sempre passam aqui e hoje ela já vai estar protegida. A gente tem muito cuidado com ela e seguimos os protocolos, de usar a máscara, usar o álcool quando for estar com ela”, comentou Eduarda Santana Lima, neta de dona Constância.

Dona Constância e a neta Eduarda

A vacinação dos idosos acima dos 90 anos ou mais contra a Covid-19 iniciou nesta quarta-feira, 10 de fevereiro. A secretaria de saúde fez um mapeamento das pessoas que se enquadram neste quesito e as equipes fazem a imunização domiciliar.

A orientação da SMS é que caso a família tenha em casa uma pessoa idosa com 90 anos ou mais que procure uma unidade básica de saúde mais próxima da residência, levando consigo os documentos pessoais do idoso para fazer o cadastro e poder receber a vacina.

O vereador Márcio do São Félix também acompanhou a etapa da vacinação no núcleo de São Félix e Morada Nova e motivou as famílias a imunizar seus idosos. “É uma real necessidade e a começar pelos nossos idosos. Pedimos às famílias que se manifestem, que levem ao conhecimento da UBS mais próxima de sua residência para que os agentes possam ir até a sua casa para fazer a vacinação e o máximo de cuidados com os idosos para que possamos sair ilesos dessa pandemia”, disse o parlamentar.

Márcio do São Félix

Aerton Lima da Cruz, o Aerton Grande, vereador que mora no núcleo de Morada Nova, também acompanhou a vacinação. “Quero parabenizar a ação da prefeitura que é de extrema importância e pedir aos nossos amigos que tem familiar acima de 90 anos que procure as UBS de Morada Nova e São Félix para que a gerência encaminhe uma equipe para fazer a vacinação nesse idoso”, disse.

Aerton Grande

Os parlamentares Cabo Rodrigo e Marcelo Alves também tem acompanhado o andamento das imunizações na cidade.

Vereadores Cabo Rodrigo e Marcelo Alves

Além de Morada Nova e São Félix, outra equipe estava em ação também no núcleo da Cidade Nova, nos bairros da Liberdade e Independência. A enfermeira Mônica Borchart, diretora de atenção básica da SMS, disse que tanto na zona urbana quanto na rural o procedimento será o mesmo. “Para a pessoa que mora na zona rural e que tenha idosos em casa também deve procurar uma unidade de saúde para fazer o cadastro deles para que a equipe possa ir até a residência imunizar essa pessoa”, esclareceu.

Mônica Borchart, diretora da Atenção Básica

Na zona rural, a primeira pessoa idosa a receber o imunizante foi dona Rosalina Souza, de 95 anos, que mora no Assentamento 26 de março.

Dona Rosalina

Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio