Covid-19: Imunização é garantida com a segunda dose da vacina
Muitas pessoas podem acreditar que tomar apenas a primeira dose da vacina contra a Covid-19 já é suficiente para garantir a imunização contra o vírus. Quem acredita nisso está cometendo um grande erro.
Sabrina Acioly, diretora de Vigilância em Saúde de Marabá, explica que muitas pessoas acreditam estarem imunizadas apenas com a primeira dose, negligenciando a segunda. No entanto, trabalhos científicos indicam o contrário. “Nós temos estudos que garantem que a eficácia da vacina só é alcançada 14 dias após a aplicação da segunda dose”, pontua a diretora.
Nesse sentido, segundo Sabrina Acioly, não há lógica em deixar de receber o reforço vacinal, pois não há estudos que quantifiquem a cobertura da imunização após somente a aplicação da primeira dose.
As duas vacinas aplicadas no município de Marabá – Coronavac e Astrazeneca – têm estudos científicos que comprovam sua eficácia na garantia da imunização, de 50,65% e 76% respectivamente.
Além disso, a ciência demonstrou um enorme avanço diante do momento de pandemia na busca por um imunizante. Atualmente, há 200 pesquisas em andamento e 14 vacinas já foram aprovadas em, ao menos um país, para utilização.
“A vacinação é importante porque inibe o surgimento de novas variantes como as que vimos surgirem no Amazonas e na Índia. Apesar disso, o vírus vai continuar circulando, mas em menor grau resultando em menos casos e menos mortes porque é essa a intenção da vacinação”, ressalta.
Mesmo com o avanço da vacinação, os cuidados básicos como uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social continuam sendo eficazes no combate à pandemia. São hábitos que, aliados à vacina, ajudam bastante a controlar o momento atual.
Outro alerta da diretora da Vigilância em Saúde é a respeito das notícias falsas que, muitas vezes, influenciam as pessoas a não tomar a vacina e não acreditar na ciência.
“As vacinas que nós estamos utilizando são respaldadas por estudos científicos sérios. As pessoas não podem acreditar em fake news sem pesquisar a respeito. A vacina é o melhor meio de prevenção a essa doença, um vírus que ainda é desconhecido. Ela nos dá uma segurança e isso é importante”, comenta. “Os marabaenses, de uma maneira geral, têm tomado a segunda dose”, complementa.
As pessoas que, por algum motivo, não tomaram a segunda dose do imunizante e, cujo prazo expirou, podem se dirigir a um ponto de vacinação com o cartão de vacinação em mãos e demais documentos para receber a vacina.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Aline Nascimento