Covid-19: Mais de 2.500 doses aplicadas na segunda-feira
Continua nesta terça-feira (13) a campanha de vacinação contra COVID-19. Pessoas a partir de 33 anos de idade, sem comorbidades, podem tomar a 1ª dose no Centro de Convenções. Prossegue também a vacinação para pessoas dos grupos prioritários que ainda não se imunizaram. Baixe a declaração no site da prefeitura https://maraba.pa.gov.br/ na aba “Clique aqui e baixe a declaração para vacinação da COVID-19 e organize sua documentação, juntamente com o cartão SUS.
A diretora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), enfermeira Monica Borchart afirma que a tarde desta segunda-feira (12), fechou com um saldo extremamente positivo, alcançou a faixa de 2.500 doses. “A população em geral aderiu bem, tanto ao processo de espera, trazer a declaração, como todo o processo de imunização, obedecendo todos os protocolos. Eu sempre falo que isso é muita parceria com a comunidade”, conta Monica Borchart.
Todas as faixas etárias que já foram abertas: professores, trabalhadores da educação, saúde, garis, motoristas e cobradores de transporte coletivo, idosos continuam no processo de imunização, e ainda a população de 33 anos a mais.
A assistente administrativo Andreza Correia de Souza Oliveira, de 33 anos, estava acompanhando direto pelo site da Prefeitura a faixa etária de vacinação e também na página do Instagram da Prefeitura de Marabá. “Quando liberou hoje, a partir do meio-dia, compareci logo ao Centro de Convenções para acabar com isso e imunizar o maior número de pessoas. A segunda dose será tomada dia 04/10. Todo mundo tem de conscientizar que a responsabilidade é de todos se vacinarem”, alerta ela.
Assistente administrativo Andreza Correia de Souza Oliveira
A professora Luana Pinheiro Lima Monte Palma, 33 anos, sentiu tranquilidade após a primeira dose. “Em breve chega a segunda dose para ficar totalmente imunizada. Essa é uma sensação muito boa, você contribuir para melhorar, para que essa pandemia diminua”, conta Luana.
Ressaltamos que continua aberta a vacinação para os grupos prioritários que ainda não se imunizaram. São eles: professores do ensino fundamental, médio, profissional e superior, profissionais de saúde, trabalhadores da educação, motoristas e cobradores de transporte coletivo municipal e intermunicipal, gestantes e puérperas com comorbidades, idosos, agentes de conservação e limpeza pública (garis), deficientes permanentes e demais comorbidades previstas no plano nacional de Imunização, todos acima de 18 anos, devem comparecer ao Carajás Centro de Convenções.
Para as gestantes é necessário apresentar copia de prescrição médica que indique ela pode ser vacinada, segundo exigência de Nota Técnica do Ministério da Saúde, que pode ser lida aqui: SEI_MS-0021464579-Nota-Técnica-2
Pessoas com comorbidade devem levar junto com a documentação (documento oficial com foto, comprovante de residência e cartão SUS) o laudo comprovando a comorbidade, no caso de hipertensão e diabetes, pode ser o cartão de acompanhamento da Unidade Básica de Saúde.
No caso dos demais profissionais é preciso levar declaração assinada pelo gestor do local de trabalho (todas as declarações constam no site da prefeitura).
Veja as declarações aqui:
DECLARAÇÃO PARA VACINA COVID-19 (PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Declaracao-Educacao
A vacinação continua até durarem os estoques das doses.
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Paulo Sérgio