Covid-19: Mais de mil crianças já foram vacinadas no município
Durante toda semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) segue com a campanha de vacinação contra a Covid-19 para o público a partir dos 5 anos de idade. Segundo a SMS, 176.630 pessoas já receberam a primeira dose do imunizante, 124.997 a segunda dose e 15.180 a terceira dose. Além disso, 1.069 crianças já tomaram a primeira dose.
A vacinação segue em todas as Unidades Básicas de Saúde para aplicação das três doses de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14H às 17h. Nos adultos, a terceira dose está sendo aplicada em pessoas com mais de 18 anos e que tenham quatro meses de intervalo da segunda dose.
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Liberdade, muitas pessoas têm procurado completar o ciclo vacinal ou tomar a primeira dose da vacina. O gerente da UBS, Ary Eduardo, explica que é importante que as pessoas se atentem à data da segunda e da terceira doses. “Precisamos nos vacinar já que sabemos que os resultados favoráveis de qualidade, segurança e eficácia são somente após a segunda dose de cada um dos imunizantes. Precisamos vacinar nossas crianças, já que muitas vezes eles são assintomáticos e podem apenas passar o vírus para outras pessoas.
Simone Costa trouxe os filhos Jaderson, de 6 anos, e Jardeoni, de 8 anos, para tomarem a primeira dose da vacina. “Não adianta eu me vacinar com as duas doses da vacina e não vacinar os meus filhos, já que a vacina está disponível para eles. No início eles estavam com medo, mas conversei, os tranquilizei e eles entenderam a importância da vacinação”, destaca. Os meninos surpreenderam sua mãe e não choraram ao serem vacinados. “Eles foram muito corajosos”, ressalta a mãe.
Para a vacinação, a criança precisa estar acompanhada de pais, ou responsáveis com a declaração de autorização assinada pelos pais, além do cartão SUS, CPF e certidão de nascimento da criança. Os pais e responsáveis também devem apresentar documento de identificação.
Aos demais públicos, os documentos necessários são RG, CPF, comprovante de residência, cartão SUS e declaração. Adolescentes entre 12 e 17 anos precisam estar acompanhadas de um responsável legal.
Texto: Jéssica Brandão
Fotos: Paulo Sérgio