COVID-19: Marabá retoma vacinação em pessoas com mais de 60 anos
2ª dose em idosos com mais de 75 anos, que tomaram coronavac, começa a ser aplicada
A partir de hoje (07), a Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) inicia uma nova etapa da vacinação contra a COVID-19. Nessa etapa, são 1910 doses para a 2ª aplicação da vacina em idosos acima de 75 anos e 740 doses para a primeira aplicação em idosos com mais de 60 anos.
Os idosos com mais de 75 anos, que tomaram a vacina Coronavac, começarão a receber a segunda dose em cinco escolas, sendo os mesmos pontos utilizados anteriormente: Escola Judith Gomes Leitão, no Núcleo Marabá Pioneira; Escola Irmã Theodora, no Núcleo Cidade Nova; Escola Jonathas Pontes Athias, no Núcleo Nova Marabá; Escola Paulo Umbelino Ferreira, no Distrito de Morada Nova e na Escola Jarbas Passarinho, no Distrito São Félix Pioneiro.
Já os idosos com mais de 60 anos, que ainda não foram vacinados com a primeira dose podem procurar os seguintes pontos: Colégio Militar Rio Tocantins (CAIC), no Núcleo Nova Marabá, e na Escola Anísio Teixeira, no Núcleo Cidade Nova.
Monica Borchart, diretora da atenção básica da SMS, afirma que os idosos e acompanhantes não precisam ir tão cedo para os pontos de vacinação. “Nosso objetivo é o cuidado com o público idoso. Então, é necessário o uso de máscara, o distanciamento e a ordem na fila”, destaca a diretora.
A diretora também alerta que é imprescindível que os idosos acima de 75 anos verifiquem em sua carteira de vacinação qual vacina e em qual data receberam a primeira dose para saber se estão enquadrados no prazo de quatro semanas para receber a segunda dose da Coronavac.
Nos pontos de vacinação, os idosos podem ser atendidos em sistema de drive-thru. Os acompanhantes entram na fila, apresentam os documentos do idoso e aguardam a vez para o atendimento.
Até terça-feira (06), 3.209 pessoas foram vacinadas na primeira fase da imunização abrangendo profissionais de saúde e idosos em abrigos. Na segunda fase, já foram vacinados 14.384 idosos com mais de 60 anos.
Serviço: A vacinação das 8h às 17h. Para ser atendido o idoso tem que estar com documentos pessoais em mãos além do cartão SUS atualizado, comprovante de residência e carteira de vacinação.
Texto: Ronaldo Palheta
Foto: Aline Nascimento