Covid-19: Marabá ultrapassa 150 mil vacinados
Após sete meses do início da vacinação contra a Covid-19 em Marabá, o município alcança a marca de mais de 150 mil vacinados com a primeira dose do imunizante. O número representa cerca de 73% dos 206 mil habitantes com mais de 12 anos, levando em consideração estimativas baseadas no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A campanha de vacinação iniciou no município em 19 de janeiro com aplicação em profissionais que trabalham na área da saúde. A primeira dose foi aplicada na agente de serviços gerais do Hospital Municipal de Marabá Rosinalva Nunes de Castro. A marca de 120 mil vacinados foi alcançada em 25 de agosto.
A Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) avalia como significativo os mais de 150 mil vacinados no município, como aponta o responsável pelo departamento, Fernando Gomes. “Nós estamos vendo a eficácia da vacina na diminuição dos números de casos e óbitos. Nosso pedido é que as pessoas tomem a segunda dose da vacina e completem o ciclo de imunização”, pontua o coordenador.
Como destacou Fernando Gomes, no mês de agosto, Marabá registrou o menor número de óbitos por covid-19 com oito registros. A diminuição foi de 50% em relação ao mês anterior e quase 64% na comparação com agosto de 2020.
Retrospecto
Ao longo da campanha de imunização, a SMS buscou organizar o cronograma para atender, inicialmente, aos diversos grupos prioritários. Em janeiro, os primeiros grupos vacinados foram idosos e profissionais de saúde. No mês seguinte, continuou a imunização dos idosos por faixa etária. Em abril, seguindo o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, indivíduos com comorbidades como diabetes, hipertensão e pacientes oncológicos começaram a ser vacinados.
Outros grupos prioritários como trabalhadores da educação, professores, motoristas de transporte público e trabalhadores da indústria também foram atendidos. As pessoas com mais de 50 anos sem comorbidades começaram a ser vacinadas em junho.
A campanha seguiu com a vacinação de maneira gradativa e, no início de setembro, os adolescentes de 12 a 17 anos começaram a receber a imunização.
Hoje o vacinômetro contabiliza 151.426 aplicações de primeira dose e 36.297 de segunda dose.
Texto: Ronaldo Palheta
Foto: Aline Nascimento