Covid-19: Médicos do HMM e HMI recebem capacitação sobre intubação

Médicos dos Hospitais Municipal de Marabá (HMM) e Materno Infantil (HMI) participaram de uma capacitação com objetivo de orientar sobre os cuidados e mecanismos de intubação do paciente com coronavírus e as técnicas para resguardar a integridade dos profissionais de saúde, na sexta-feira (4).

A capacitação aconteceu no auditório do HMI e foi conduzida pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que tem como objetivo controlar as Infecções relacionadas a assistência de saúde no âmbito municipal (IRAS). “Vamos mostrar o funcionamento da recepção do paciente até internação nos isolamentos ou áreas críticas como Centro Obstétrico e Unidade de Cuidados Intermediários”, explicou a enfermeira Gardênia Gomes, coordenadora da CCIH do Hospital Materno Infantil.

Os procedimentos técnicos para o acompanhamento do paciente com coronavírus foram mostrados pelo palestrante convidado, o médico anestesista Doutor Thiago Cavalcante e os kits de uso dos profissionais foram apresentados pelas enfermeiras do HMI Vanice Costa, coordenadora de enfermagem e Janaína Lopes, da Educação Permanente. A capacitação contou com apoio da Faculdade Carajás.

“Será feita a apresentação do passo-a-passo de todos os materiais, primeiro o geral e depois o especifico. O kit de ação da linha de frente, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e posteriormente da linha intermediária, como por exemplo, o pessoal da limpeza”, declarou o médico Luiz Sérgio Matos dos Santos, HMM.

As orientações procuraram destacar a preocupação e o cuidado com todos os profissionais para evitar que eles contraíam o vírus durante os atendimentos e acompanhamento médico dos pacientes. Os profissionais conheceram os novos aparelhos que deverão ser utilizados para intubação bem como os equipamentos de proteção individual – EPIs.

“O que estaremos trabalhando, além de atender o paciente com a melhor técnica possível, é também os cuidados com o profissional porque vamos estar em contato direto com o coronavírus. Se houver óbitos, teremos orientações de como se embrulhar o corpo e o tipo de material definido pelo próprio ministério da saúde e as formas de intubação endotraqueal do paciente de coronavírus”, pontuou o médico Luiz Sérgio.

Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio

Acessibilidade