Covid-19: Morada Nova terá ponto de distribuição de medicamentos

UBS Carlos Barreto também entregará medicamentos para tratamento inicial da Covid-19

A partir de segunda (14), a população de Morada Nova poderá fazer a retirada de medicamentos para tratar a Covid-19 direto na Unidade Básica de Saúde (UBS) Carlos Barreto. Lembrando que os remédios são entregues mediante receita médica e documento oficial com foto. A UBS também realiza consulta em quem apresenta os primeiros sintomas da doença, concentrando as ações para facilitar o atendimento aos moradores da região e proximidades.

Agora há, na cidade, quatro locais para retirada de medicamentos. Além do posto em Morada Nova, a medicação pode ser recebida na central em frente ao Hospital Municipal de Marabá (HMM), na Central de Testagem de Servidores, localizada na Folha 31, próximo a Casa da Cultura, e no Centro de Especialidades Integradas (CEI), localizado na entrada da Cidade Nova, logo após a ponte, que também, realiza a testagem na população alvo.

“É importante relembrar que essa medicação é entregue apenas mediante receita médica. O paciente deve realizar uma consulta nas UBS ou no CEI e um médico capacitado, que irá determinar se ele deve ou não ser medicado”, reforça Monica Boechat, coordenadora do Departamento de Atenção Básica do Município (DAB). Para retirada é necessário apresentar  receita médica e documento oficial com foto.

O atendimento às pessoas com sintomas iniciais da doença são realizados em 12 UBS do município. Para casos mais graves, o paciente pode ser transferido ao Hospital Municipal de Marabá, aonde disporá de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e respiradores, se necessário. Vale ressaltar que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)  segue realizando o atendimento e locomoção de pacientes em estados graves através do número 192.

Ao longo da última semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou testagem rápida itinerante em todos os núcleos da cidade. O procedimento iniciou na Marabá Pioneira, ocorrendo também na Cidade Nova,  Bairro São Félix,  Morada Nova,  Nova Marabá, Laranjeiras e, nessa sexta, se encerra no Jardim União.

 

Texto: Osvaldo Henriques
Foto: Paulo Sérgio

Acessibilidade