Covid-19: Pessoas com comorbidades a partir dos 30 anos são vacinadas
Professores do ensino fundamental com 50 anos ou mais e outros trabalhadores da educação com 58 e 59 anos são imunizados
Esta segunda-feira (7), iniciou uma nova etapa da campanha de vacinação contra Covid-19, em que estão sendo imunizadas pessoas com qualquer comorbidade prescrita no Plano Nacional de Vacinação, professores do ensino fundamental e demais trabalhadores da educação.
Hoje e amanhã (7 e 8) podem se vacinar pessoas com qualquer comorbidades a partir dos 30 anos e professores do ensino fundamental a partir de 50 anos e demais trabalhadores da educação, como serventes, pessoal de secretaria entre outros, com idade entre 58 e 59 anos de idade.
A professora Jacinta Pontes chegou cedo na escola Anísio Teixeira, na Cidade Nova, para receber a primeira dose da vacina. “A gente trabalha com crianças e apesar delas não apresentarem os sintomas corre o risco de passar pra gente. Agora é muita alegria e torcendo para chegar a segunda dose e voltar logo para a sala de aula com as crianças e o que nós queremos que tudo volte ao normal e com todos vacinados”, declarou.
A comerciária Maria Ivânia Dias de Oliveira, de 32 anos, tem hipertensão e se vacinou na escola Judith Gomes Leitão, na Marabá Pioneira. Ela era só ansiedade para receber a vacinação. “Dói muito a gente vê a situação quando a gente perde um amigo ou alguém da família é tudo muito triste, porque quando saímos de casa em busca de uma cura e não conseguimos, pois, as pessoas acabam morrendo e tudo isso é muito dolorido e tem abalado muito as famílias e as pessoas continuam brincando se aglomerando e contraindo a doença”, disse a comerciária.
A enfermeira Élida Ramos, da Secretaria Municipal de Saúde, pede que as pessoas possam observar as datas para que não percam os prazos. “É importante que as pessoas fiquem atentas nos canais de comunicação oficial da prefeitura para não perder o prazo e saber quando você será imunizado”, disse a enfermeira.
A campanha segue nos dias 9 e 10 de junho com atendimento às pessoas com comorbidades a partir de 18 anos e professores do ensino fundamental a partir dos 35 anos de idade e demais profissionais da educação com 56 ou 57 anos de idade.
Para as pessoas com comorbidades devem levar os documentos pessoais com foto, cartão do SUS e xerox do laudo que comprove a comorbidade. No caso dos professores e demais trabalhadores da educação levar os documentos pessoais, cartão do SUS e declaração da escola assinado pelo gestor da unidade de ensino.
Os locais de vacinação são as escolas Judith Gomes Leitão na Marabá Pioneira, Anísio Teixeira, na Cidade Nova, Jonathas Athias, na Nova Marabá, Escola São Félix no São Félix Pioneiro e Paulo Umbelino, em Morada Nova.
Pessoas com a data marcada para tomar a segunda dose podem se dirigir aos locais de vacinação. Para astrazeneca, qualquer um dos pontos, para a coronavac, procure a Escola Anísio Teixeira.
SAIBA QUAIS AS DOENÇAS SÃO CLASSIFICADAS COMO COMORBIDADE PARA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19, CONFORME MINISTÉRIO DA SAUDE
Diabetes Melitus;
Hipertensão arterial resistente – HAR;
Hipertensão arterial estágio 3;
Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;
Pneumopatias grave crônicas (ex: asma, doença pulmonar obstrutiva cronica – DPOC);
Doenças da aorta (ex: aneurisma de aorta, arterites da aorta, ateromatose da aorta, dissecção de aorta);
Insuficiencia cardiaca – IC;
Cor-pulmonale crônico;
Hipertensão pulmonar;
Cardiopatia hipertensiva;
Síndrome coronarianas crônicas;
Valvulopatias;
Cardiopatias congênita no adulto;
Miocardipatias e periocardiopatias;
Arritmias cardíacas com importância clínica;
Pessoas com próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;
Doença cerebrovascular (ex: derrame);
Doença renal crônica estágio 3 ou mais (taxa de filtração glomerular < 60 ml/min/1,73 m2) e/ou síndrome nefrótica
Imunossuprimidos (transplantados, HIV, doenças reumáticas (ex: lúpus, artrite reumatóide, pacientes tratando câncer que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses, neoplasias hematológicas);
Doença cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular); doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave.
Doença falciforme e talassemia maior
Obesidade mórbida (imc > =40);
Sindrome down;
Cirrose hepática;
Veja outras fotos:
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio