Covid-19: Pessoas com mais de 25 anos, gestantes e puérperas voltam a ser vacinadas
Pessoas dos grupos prioritários que ainda não vacinaram também podem procurar o Centro de Convenções
A campanha de vacinação contra a covid-19 foi retomada hoje (03) para o público com mais de 25 anos, gestantes e puérperas (mães com até 45 dias pós-parto) com mais de 18 anos e pessoas dos demais grupos prioritários que não se vacinaram nas etapas anteriores.
O influenciador digital Gustavo Ramos se dirigiu ao Carajás Centro de Convenções, onde ocorre a campanha, para ser vacinado e ressalta a importância do momento.
“Eu estou muito feliz. Foi um ano e meio de espera. Foi uma fila grande, mas que anda rápido e que, na verdade, não é nada perto do tempo que a gente esperou por esse momento tão especial e é felicidade mesmo”, pontua, complementando com o desejo para o futuro. “Que acabe logo esse pesadelo. A esperança é retomar nossas atividades normalmente, sem restrições e, finalmente, seguir com a nossa vida”.
Gustavo Ramos, influencer digital
O mesmo sentimento é compartilhado pelo engenheiro Vinicius Lima, que também recebeu a primeira dose da vacina nesta terça-feira. “É muito gratificante ver que a faixa etária está reduzindo e que a maior parte da população de Marabá está sendo imunizada contra o coronavírus. Minha esperança é que a gente retorne ao que era e que as pessoas que a gente tem proximidade não cheguem a falecer”, observa.
Vinícius Lima, engenheiro
De acordo com a Diretoria de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS), a meta é alcançar cerca de 24 mil pessoas na faixa etária entre 20 e 30 anos com as próximas da etapas.
A titular da Atenção Básica, Mônica Borchart, ressalta que no atual estágio de imunização a população tem dado um excelente retorno no comparecimento para receber a vacinação. “Hoje nós iniciamos não era nem 7 horas e, em todo momento está um fluxo bacana, fácil de ser trabalhado, mas ao mesmo tempo está cheio de gente e isso nos deixa muito feliz. A gente tem uma demanda do público de 25 anos que atendeu muito bem”, conclui.
O Secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, ressalta a importância da parceria com a gestão municipal de Marabá no avanço da campanha de vacinação. “O mais importante é salvar as vidas e isso está sendo feito. A vacinação está caminhando e estamos avançando na parceria com a Prefeitura de Marabá. Atingimos o público de 25 anos e estamos trabalhando para até o final de agosto conseguirmos chegar ao público de 18 anos. Esse é o objetivo do Governo do Estado”, destacou.
Mônica Borchat, Dir. da Atenção Básica da SMS João Chamon Neto, Secretário Regional de Governo
O motorista carreteiro Ataíde Carneiro não pôde receber a vacina antes por causa do trabalho. Ele perdeu amigos e familiares para a covid-19 e estava ansioso para ser imunizado. “Minha sensação é de alívio. Agradeço muito aos governos municipal e estadual que estão empenhados e eu fico feliz em ter tomado a primeira dose e espero que todo mundo tome”, assinala.
Até às 11 horas da manhã, mais de duas mil pessoas já haviam recebido a vacina. Uma delas foi a gerente de vendas Micaele Rocha. “Eu estou muito feliz por participar dessa imunização e é mais um passo que estamos dando para sair dessa pandemia. Foi um período difícil mas de muito aprendizado para todo mundo. Nós aprendemos a dar mais valor à vida, às pessoas, se cuidar mais”, reitera.
Micaele Rocha, gerente de vendas Ataíde Carneiro, motorista
Para quem ainda não se vacinou e já está disponível a vacinação, a diretora da Atenção Básica, Mônica Borchart deixa um recado. “Que as pessoas tenham consciência o quanto é importante o processo de vacinação nesse nosso período e aderir mesmo à vacinação. Saber que vacina boa é a vacina que está no braço, vir para o Centro de Convenções, se proteger e proteger toda a comunidade”, finaliza.
A vacinação ocorre no Carajás Centro de Convenções e segue até quarta (04), das 8h às 17 horas.
Documentação necessária
- Lembrando que as pessoas com mais de 25 anos devem levar cartão SUS, comprovante de residência, documento oficial com foto e declaração preenchida (abaixo).
- As grávidas e puérperas acima dos 18 anos devem, além dos documentos necessários, levar prescrição médica conforme determina o Ministério da Saúde (ver nota abaixo).
- Pessoas dos grupos prioritários acima dos 18 anos devem, além dos documentos necessários, levar laudo médico para os que possuem comorbidades, e para os trabalhadores da saúde, da educação e da limpeza levar declaração do local de trabalho comprovando o ofício.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Aline Nascimento