Covid-19: Prefeitura inicia vacinação para pacientes de 58 e 59 anos com diabetes e hipertensão nível 1, 2 e 3
Nesta quarta-feira, também teve início a etapa de vacinação para a segunda dose em idosos a partir de 60 anos. A movimentação também tem sido tranquila nos cinco pontos disponibilizados para a população.
As pessoas com alguma comorbidade que procuraram a escola Anísio Teixeira no núcleo Cidade Nova nesta quarta-feira (21) para receber a primeira dose da vacina contra Covid-19 encontraram um local bastante tranquilo, sem muita movimentação e o atendimento rápido.
Foi o caso do senhor Amarildo Vieira da Silva, 58 anos, ele apresentou o encaminhamento que atesta tratamento contra a diabetes e recebeu a primeira dose da vacina Coronavac, “Eu tomei conhecimento essa semana que poderia ser vacinado e hoje saí de casa cedo para receber a imunização contra a Covid, temos que nos prevenir”, alertou o senhor Amarildo.
As pessoas portadoras hepatites ou hipertensão dos seguintes tipos: Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão Arterial Estágio 3 ou Hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão alvo e/ou outra comorbidade, com idade entre 58 e 59 anos, que estejam com laudo médico ou cartão de acompanhamento, devem procurar três pontos de vacinação que foram disponibilizados. Escola Anísio Teixeira na Cidade Nova, Colégio Militar Rio Tocantins na Nova Marabá ou na escola Olavo Bilac no núcleo do São Félix Pioneiro, para receber a primeira dose da vacina contra Covid-19, no horário das 8 da manhã às 5 horas da tarde.
De acordo com a enfermeira Monica Borchart, diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a partir desta quinta-feira, 22, os pacientes oncológicos também serão vacinados.
“Chegou um novo lote de vacina, com aproximadamente 1800 doses, para atender os pacientes com comorbidades e a nossa expectativa é a vacinação de 100% dos pacientes com estas patologias, inclusive pacientes oncológicos, e nesse caso eles precisam levar a prescrição médica. E a vacinação para estes pacientes será no CEI (centro de especialidades integradas), a partir desta quinta-feira”, explicou Mônica Borchart.
Dona Zélia Inácia Oliveira, 59 anos, não perdeu tempo e foi logo procurar a vacinação, segundo a dona de casa a pandemia fez ela ficar reclusa e sem visitar os parentes na cidade. “Aqui foi tudo bem, estava orando todos os dias que chegasse minha vez, pois estou há um ano que não sei o que é liberdade e vou continuar usando minha mascar e cuidando da saúde, não vou vacilar para essa doença não me pegar, e só assim vamos vencer ela e não deixar ela nos vencer”, disse dona Zélia.
SEGUNDA DOSE VACINA CONTRA COVID-19
Nesta quarta-feira, também teve início a etapa de vacinação para a segunda dose em idosos a partir de 60 anos. A movimentação também tem sido tranquila nos cinco pontos disponibilizados para a população.
Seu Francisco Firmino, 69 anos, acordou cedo para receber a vacina, segundo ele a filha tem orientado os pais a procurar a vacinação e a proteção contra a Covid-19, “ Minha filha trabalha na saúde e ela disse; pai o senhor tem que vacinar essa doença é muito perigosa, o senhor e a mamãe tem que vacinar, ela é prioridade para nossa saúde e para o bem do Brasil”, disse seu Francisco bastante alegre ao tomar a vacina.
Para receber a segunda dose da vacina a pessoa deve verificar no cartão de vacinação a data correta para vir até ao local da vacinação, no núcleo Liberdade na escola Irmã Theodora, Nova Marabá na escola Jonathas Athias, na Marabá Pioneira na escola Judith Gomes Leitão, no São Félix escola Jarbas Passarinho e em Morada Nova na escola Paulo Umbelino.
“Sobre a segunda dose, todos os idosos que receberam a primeira dose devem procurar o local que recebeu a primeira dose para receber a segunda dose e ser imunizado e a campanha está sendo muito bem encaminhada”, disse Monica Borchart, diretora de atenção básica (SMS)
Texto: Victor Haor
Fotos: Paulo Sérgio