Covid-19: Prefeitura recebe doação de máscaras e luvas para profissionais de saúde

A doação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) foi efetivada na tarde de sábado (18). Ao todo, a mineradora Vale doou 124 mil máscaras cirúrgicas, 18 mil luvas e 100 óculos de proteção para a Prefeitura de Marabá. O material será utilizado no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus no município.

Dimas Júnior, coordenador de compras da Secretaria Municipal de Saúde, enfatiza que a chegada dos equipamentos é de grande importância para que os profissionais de saúde continuem suas missões no combate ao covid-19. Atualmente, o município registra três casos confirmados. “A gente acredita que está dentro do programado pela Prefeitura que é o empenho de melhorar a qualidade do atendimento e da dispensação desses equipamentos nas unidades hospitalares onde serão utilizados”, ressaltou.

Saulo Assunção Lobo, relações institucionais da Vale, lembra que a empresa sempre manteve uma boa parceria com o município e desta vez atendeu uma solicitação da Secretaria Municipal de Saúde. “É um esforço conjunto e é uma primeira remessa de um pleito que a Secretaria Municipal de Saúde fez em conversa com a Vale. Analisamos e chegou essa primeira remessa nesse momento tão sensível em que o mundo está passando”, comentou.

Dimas Júnior, coordenador de compras da SMS
Saulo Assunção Lobo, relações institucionais da Vale

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Pedro Corrêa, que também é integrante do comitê de enfrentamento ao coronavírus no município, a casa parlamentar reforçou o pedido de doação dos equipamentos à mineradora. “Recentemente nós tivemos a iniciativa de cobrarmos da mineradora Vale uma assistência, principalmente de materiais, de EPI’s, já que precisamos que nossos profissionais de saúde estejam devidamente equipados para que possam dar atendimento à nossa população”, destacou.

Quem precisa dos EPI’s para trabalhar, como o Renan Oliveira, técnico de enfermagem socorrista do SAMU, a chegada dos materiais significa proteção por mais tempo. “É muito importante na proteção da equipe. A gente lida diariamente com pacientes. Todos temos famílias, crianças pequenas, idosos e devemos protegê-los também. Por isso, os equipamentos são essenciais” afirmou.

Pedro Corrêa, vereador
Renan Oliveira, técnico de enfermagem