Covid-19: Professores, trabalhadores em educação, motoristas e cobradores são vacinados
A auxiliar de serviços gerais Antonia Souza que atua há 21 anos na área da educação municipal, sendo 6 no Núcleo de Ensino Infantil Clarice Lispector, dirigiu-se logo cedo, na manhã desta quinta-feira (10), à Escola Municipal Anísio Teixeira, no Núcleo Cidade Nova, para receber a 1ª dose da vacina contra a covid-19. Os trabalhadores da educação com mais de 50 anos fazem parte da nova etapa de imunização.
“Minha esperança é que todos possam ser vacinados para que a gente possa voltar ao normal e voltar ao trabalho”, afirma.
Além dos trabalhadores em educação, professores dos ensinos fundamental, médio, profissionalizante e superior a partir de 35 anos, além de motoristas e cobradores de transporte coletivo municipal e intermunicipal com mais de 50 anos também são contemplados nesta etapa de vacinação.
Danilo Oliveira, professor de biologia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), prontamente também compareceu à escola para receber a 1ª dose do imunizante.
“É um misto de alegria, por já ter chegado a nossa vez, com preocupação para que as pessoas se conscientizem até chegar sua vez, mantendo os cuidados básicos com uso de máscara e distanciamento social. Sair de casa só quando for preciso”, ressalta o professor.
Até as 9 horas da manhã, 55 pessoas já haviam recebido o imunizante na Escola Anísio Teixeira, a maioria professores.
Na escola Judith Gomes Leitão, no Núcleo Marabá Pioneira, o movimento estava bem tranquilo. “Além dos grupos atuais, nós estamos vacinando também pessoas com mais de 60 anos que ainda não tomaram a primeira dose e aplicando a segunda dose também”, informa o enfermeiro João Teles.
Um desses idosos foi o aposentado Antônio Simões, de 72 anos. Recém-recuperado da covid-19, ele, que perdeu a esposa para a doença após 45 anos de casamento, agora comemora com esperança a vacinação.
“Como eu tive Covid e fiquei internado, só agora pude vir tomar a vacina. Minha esperança é que ela venha, em nome de Jesus, fazer bem a minha saúde e que eu não venha novamente passar tudo o que passei por causa dessa doença”, pontua.
O enfermeiro João Teles destaca a importância das pessoas se conscientizarem sobre a importância da vacinação. “Estamos aqui convidando as pessoas a tomar a vacina. É interessante que a população seja vacinada para que em um futuro bem próximo a gente possa controlar essa doença no Brasil e, provavelmente, ter uma vida normal. Por isso é importante todas as pessoas dos grupos dessa fase se vacinarem” finaliza.
Serviço
Além das escolas Anísio Teixeira e Judith Gomes Leitão, as escolas Jonathas Pontes Athias, no núcleo Nova Marabá, São Félix, no núcleo São Félix Pioneiro, e Paulo Umbelino Ferreira, no núcleo Morada Nova também são pontos de vacinação.
Para receber o imunizante, é necessário apresentar documento original com foto e cartão SUS, cada profissional deve apresentar uma declaração assinada pelo gestor da unidade/local onde trabalham comprovando o vínculo que o habilita a receber a vacina.
Essa etapa começou hoje, 10, e segue nos dias 11 e 14 de junho, das 8h às 17h.
Texto: Ronaldo Palheta
Imagens: Aline Nascimento