Covid-19: Secretaria de Saúde realiza mutirão de testes rápidos na zona rural

As comunidades das Vilas São José e Sororó receberam, nessa segunda e terça-feira (15 e 16 de junho) respectivamente, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que realizaram testes rápidos, atendimento médico e distribuição de medicamentos para combater a covid-19 . As ações foram realizadas na Escola São José e no Núcleo de Educação Infantil (NEI) Kezia da Silva. No sábado (13), a ação foi realizada com os índios da tribo Surí-aikewaras, localizados a 130 km da zona urbana de Marabá.

Segundo a Coordenadora do Departamento de Atenção Básica (DAB) da SMS, Mônica Boechat, foram realizados 400 atendimentos na Vila Sororó e 200 na Vila São José. O trabalho fez parte da 1° etapa de testagem itinerante promovida no município e que já realizou 4.543 testes na população.

A equipe da SMS contou com enfermeiros, técnicos, equipe de apoio e dois médicos. Foi feita coleta do sangue e dada assistência e orientação. Os casos positivos eram direcionados para os médicos e as pessoas já saiam de lá com os remédios e o atestado, caso necessário. Os casos negativos eram encaminhados às enfermeiras para mais esclarecimentos.

A ação contemplou todos os núcleos da cidade, iniciando em frente à Caixa Econômica, na Marabá Pioneira (05/06), dando sequencia no estacionamento do Mix Mateus, na Cidade Nova (06/06), Unidade Básica de Saúde Amadeu Vivacqua, no São Félix (07/06), Escola Pedro Perez, em Morada Nova (08/06), Praça da Juventude Espaço Cultural, no Km 7 (09/06), Escola Militar Rio Tocantins, na Nova Marabá (10/06), Núcleo de Educação Infantil (NEI) Maria Clara Machado, no bairro Laranjeiras (11/06), NEI Newton Miranda, no bairro Bela Vista (12/06), na Aldeia Sororó (13/06), Escola São José, no Km 8 da Vila São José (15/06), NEI Kezia de Souza (16/06) e Secretaria Municipal de Educação nesta quarta-feira (17/06).

Para o momento não estão previstas novas ações de testes rápidos itinerantes. Mas a testagem fixa segue acontecendo  para população em geral na Central de Testagem, ao lado do CAPS, na Folha 31, Nova Marabá, próximo à Fundação Casa da Cultura, com o devido encaminhamento médico.

Veja outras fotos:

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação SMS

 

Acessibilidade