Covid-19: SMS amplia locais de testagem e de distribuição de remédios

(13 de janeiro de 2021)

O Centro de Testagem funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, somente com agendamento prévio. Vale ressaltar que para a realização do teste rápido é necessário que o paciente esteja no 10º dia do início dos sintomas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reabriu nesta semana o Centro de Testagem, localizado na Folha 31, ao lado do CAPS, próximo a Fundação Casa da Cultura. Além da realização do teste rápido, são oferecidos atendimentos de enfermagem, consultas de enfermagem, e consulta médica, para os casos suspeitos de covid-19. É necessário apresentar documento de identificação e cartão do SUS.

O Centro de Testagem funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, somente com agendamento prévio, que pode ser feito pessoalmente ou através do telefone 99266-3879.

Vale ressaltar que para a realização do teste rápido é necessário que o paciente esteja no 10º dia do início dos sintomas, o que denominamos de janela imunológica. “Esse intervalo de tempo é necessário para que o organismo produza anticorpos em quantidade detectável pelo exame, a fim de evitar os resultados falsos negativos”, Jalilia Corrêa, coordenadora do Centro de Testagem.

O outro local na cidade que realiza testes de Covid-19 é o Hospital Municipal de Marabá (HMM). No entanto, o procedimento padrão para casos leves, é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência. Lá você será atendido e em caso de necessidade o médico da UBS lhe direciona para realização do teste no Hospital.

Monica Borchat, Coordenadora do Departamento de Atenção Básica (DAB) da SMS, reforça a necessidade de manter os cuidados básicos de prevenção, como lavar as mãos, uso do álcool em gel e máscara e que em caso de sintomas leves, se dirijam a UBS mais próxima da sua casa. “São cuidados que não devemos abrir mão. Além de conhecer a si mesmo, se sentir que há algo errado procure a UBS que ela estará pronta para lhe atender”, conclui.

Em caso de sintomas fortes, você deve procurar o HMM para ser atendido, onde passará por uma triagem e se necessário a realização do teste e internação. Caso o paciente esteja em estado muito grave e não consiga se locomover, pode ligar para o 192 que uma ambulância do SAMU irá buscá-loO órgão dispõe de Unidade de Saúde Avançada, composta por médico, enfermeiro e condutor socorrista, utilizando uma ambulância com todos os equipamentos de uma UTI.

Centro de Testagem fica localizado na Folha 31

Medicamento

A entrega de medicamentos também foi ampliada. Atualmente há três pontos de entrega de medicamentos no município. No trailer em frente ao HMM e na UBS Carlos Barreto, em Morada Nova e no Centro de Especialidades Integradas (CEI) na entrada da Cidade Nova.

A entrega só é feita mediante atestado médico. Após ser consultado, o médico irá prescrever os medicamentos necessários, além de orientar e dar o atestado médico, conforme a necessidade individual de cada paciente.

Cuidados

A pandemia não acabou. A Dra. Tatiana Carvalho, médica do HMM, ressalta os perigos das aglomerações. “Há aumento de casos, associado ao fechamento do Hospital de Campanha que preocupa. Por isso é importante manter os cuidados”. Ela reforça a necessidade de manter o cuidado com as pessoas idosas e de risco. “Principalmente as pessoas de grupo de risco que são as que necessitam dos leitos de UTI. Idosos devem ser mais protegidos, evitar contato com eles quando chegar da rua, utilizar álcool em gel, higiene das mãos, limpar as compras, usar máscara e os demais cuidados já conhecidos”, reforça.

Veja mais fotos:

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sérgio Barros