Covid-19: SMS inicia vacinação de idosos a partir de 73 anos nesta quarta (24)

(22 de março de 2021)

Serão 1.060 doses distribuídas nessa fase da campanha. A vacinação ocorrerá das 8h as 17h em 5 diferentes pontos do município.

A partir dessa quarta-feira (24) a Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) retoma a vacinação de prevenção à Covid-19. Dessa vez, a campanha de imunização tem como público-alvo os idosos com 73 anos ou mais. Serão 1.060 doses da Coronavac distribuídas nessa fase da campanha.

Para ser vacinado, o idoso precisa estar acompanhado de um amigo ou parente e portando documento com foto, comprovante de residência e cartão SUS. É importante o cartão SUS estar atualizado pois agiliza a vacinação. A campanha ocorrerá das 8h às 17h e permanece até sexta-feira (26).

Dependendo de onde more, o idoso pode se dirigir aos seguintes polos de vacinação: escola Irmã Theodora, no bairro Liberdade, escola Judith Gomes Leitão, na Marabá Pioneira, escola Jonathas Athias, no núcleo Nova Marabá, escola Jarbas Passarinho, no núcleo São Félix, e escola Paulo Umbelino, em Morada Nova. Em cada polo, há uma equipe de dez a doze agentes realizando o atendimento.

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), em Marabá 91% dos idosos com mais de 80 anos já foram vacinados, dado que é comemorado por Monica Borchart, diretora da atenção básica da SMS. “Apesar de o receio da vacinação ser grande nessa faixa etária, Marabá tem conseguido uma excelente adesão dos idosos.”

“A vacina não tem contraindicação para hipertensos e pessoas com diabetes, a não ser que haja restrição médica. Então, os idosos não precisam se preocupar. Nosso cuidado é com essa população agora”, destaca Monica.

A vacinação em Marabá iniciou em 19 de janeiro com a agente de serviços gerais do Hospital Municipal de Marabá, Rosinalva Nunes de Castro, de 50 anos, sendo a primeira pessoa vacinada no município. Nessa primeira fase, profissionais de saúde e trabalhadores da linha de frente do combate ao novo coronavírus, além de idosos começaram a ser vacinados.

Em 10 de fevereiro, com equipes espalhadas pela cidade, iniciou a vacinação em domicílio dos idosos com mais de 90 anos. Já no dia 15 de fevereiro, os idosos com mais de 85 anos começaram a ser imunizados.

Em março, com o início da vacinação dos idosos com mais de 80 anos, a campanha foi distribuída em cinco polos espalhados pelos núcleos da cidade e localizados em escolas da rede municipal. No dia 6 de março iniciou a vacinação dos idosos com mais de 75 anos.

Na primeira fase, entre 19 de janeiro e 5 de março, 3.209 pessoas, entre profissionais de saúde e idosos em abrigos institucionais, foram imunizadas. Na segunda fase, com idosos a partir de 75 anos, já foram vacinadas 3.341 pessoas.

Na semana passada, a Prefeitura de Marabá aderiu ao consórcio da Frente Nacional de Prefeitos para a aquisição de imunizantes diretamente com os laboratórios fabricantes. O acordo foi possível após decisão favorável do Supremo Tribunal Federal e tem como objetivo agilizar a vacinação nos municípios, diminuindo a burocracia e aumentando a celeridade da imunização da população.

Texto: Ronaldo Palheta

Fotos de arquivo