Covid-19: SMS já distribuiu mais de 7 mil kits de medicamentos

A entrega de medicamentos ocorre atualmente em 4 pontos da cidade, mediante a prescrição médica.

Em pouco mais de um mês a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já distribuiu 7.203 kits de medicamentos para tratamento da Covid19. Os medicamentos começaram a ser entregues no dia 22 de maio para pacientes que apresentassem os sintomas iniciais da doença, sempre após realização de consulta médica.

A entrega de medicamentos ocorre atualmente em 4 pontos da cidade. No trailer em frente ao Hospital Municipal de Marabá (HMM), na Central de Testagem de Servidores, localizada na Folha 31, próximo a Casa da Cultura, no Centro de Especialidades Integradas (CEI), localizado na entrada da Cidade Nova, logo após a ponte, e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Carlos Barreto, na Morada Nova.

O kit é composto por Azitromicina, Ivermectina, Cloroquina, zinco e vitamina C. Ao todo, foram entregues 21.672 remédios à população. “O paciente deve ser avaliado por um profissional do município, passar pela avaliação médica e se necessário ir munido da receita em um desses pontos de dispensação dos medicamentos”, conta Lucília Azevedo, coordenadora do Assistência Farmacêutica da SMS no Centro te Abastecimento Farmacêutico (CAF).

Vale ressaltar que nem todos os kits incluem os 4 medicamentos. Para ser atendido o paciente com sintomas leves deve se dirigir a uma das 12 UBS do município, com exceção do posto Pedro Cavalcante, para essa região o atendimento é realizado no Centro de Especialidades Integradas (CEI). O médico responsável irá receitar os medicamentos necessários. A Cloroquina, por exemplo, foi distribuída apenas para 928 pacientes.

Os medicamentos também foram distribuídos durante as ações de testagem itinerante que foram realizadas pela Prefeitura de Marabá entre os dias 4 e 16 de junho, que incluíram todos os núcleos do município. Marabá Pioneira (4), Cidade Nova (5), São Félix (6), Morada Nova (8), KM7 (9), Nova Marabá (10), Laranjeiras (11) e Jardim União (12). No dia 13 foi realizado testes rápidos e distribuição de medicamentos na tribo Suruí-Aikewaras, seguindo para Vila São José (15) e Vila Sororó (16).

Os testes continuam sendo realizados em pontos fixos na tenda em frente ao HMM e no Centro de Testagem, na Folha 31, próxima Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM). Para realizar o teste também é necessário encaminhamento médico.

Ponto de distribuição em frente ao HMM

Texto: Osvaldo Henriques 
Fotos: Paulo Sérgio  

Acessibilidade