Covid-19: Testagem rápida itinerante é realizada em vários bairros

Até sexta-feira (12), testagem em massa itinerante ocorre nos bairros. Marabá permanece com testagem fixa, com encaminhamento médico, no CEI e na Central de testagem, localizada ao lado do CAPS, na Folha 31, Nova Marabá

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue trabalhando intensamente na prevenção e controle do novo coronavírus. Os testes rápidos estão sendo realizados em vários bairros do município. Na sexta-feira (05), o procedimento se iniciou na Marabá Pioneira, sábado (06), foi à vez da Cidade Nova, em frente ao Mix Matheus e no domingo (07), a população do Bairro São Félix recebeu a equipe de enfermeiros, técnicos, farmacêutico e médico da SMS na nova UBS Amadeu Vivacqua para realizar o teste rápido. Nessa segunda-feira (08), a equipe está atendendo os moradores de Morada Nova. A ação ocorre na Escola Pedro Peres.

Ao longo da semana, os testes rápidos serão realizados, em pessoas com sintomas leves e moderados, em outros bairros, como Nova Marabá, Laranjeiras e Jardim União. O objetivo é que todos os núcleos sejam contemplados e a maior quantidade possível de pessoas seja testada. Sempre no período da tarde, das 14h às 18h. “O teste demora em média 20 minutos. Esperamos testar em torno de 500 pessoas por dia. A população chega, passa pela triagem, faz o teste e aguarda o resultado. Caso dê positivo já passa com o médico e se necessário recebe a medicação”, explica Monica Boechat, coordenadora do Departamento de Atenção Básica da SMS.

As testagens itinerantes são realizadas para as pessoas do bairro e redondezas. Vale ressaltar que Marabá possui duas centrias fixas de testagem. Uma direcionada para servidores públicos, da saúde e segurança, que estão na linha de frente de combate ao novo coronavirus e a outra destinada à população, ambas ficam localizadas ao lado do CAPS, na Folha 31, próximo à Fundação Casa da Cultura. Para realizar os testes nas centrais é preciso encaminhamento médico.

O atendimento médico, em casos iniciais da doença, pode ser obtido no Centro de Especialidades Integradas (CEI), que funciona como central de medicamentos, e também passará a fazer o teste rápido, a partir de avaliação profissional. São seis médicos disponíveis, divididos em dois turnos, das 8 às 12h e das 14 às 18h. Os sintomas iniciais da covid-19, são como tosse seca, febre, dificuldade pra respirar, cansaço e perda de paladar.

Quem sentir esses sintomas também pode procurar uma das 12 Unidades Básicas de Saúde, que estão atendendo pessoas com sintomas da covid-19, mais próxima do sua residência.. Elas estão equipadas e com profissionais treinados  para realizar o atendimento aos pacientes e encaminha-los conforme a necessidade.

Para casos mais graves, o paciente pode ser procurar o Hospital Municipal de Marabá, onde disporá de Unidades de Tratamentos Intensivos (UTI) e respiradores caso necessário. Ou ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que também segue realizando o atendimento e locomoção de pacientes em estados graves, através do telefone 192.

Medicamentos

Além do CEI, a entrega gratuita de medicamentos ocorre na Central de Medicamentos, localizado em frente ao Hospital Municipal de Marabá (HMM). O remédio é entregue mediante apresentação da receita médica e documento oficial com foto.

Resumindo: 

Testagem fixa (com encaminhamento médico)

  • População em geral: – Central de Testagem, ao lado do CAPS, na Folha 31, Nova Marabá, próximo à Fundação Casa da Cultura;
  •  – Centro de Especializações Integradas (CEI) – Avenida Transamazônica, na entrada da Cidade Nova;
    – Servidores da linha de frente do combate ao vírus: – também ao lado do CAPS, na Folha 31, Nova Marabá, próximo à Fundação Casa da Cultura.

Entrega de medicamentos

– CEI;
– Central de Medicamentos, localizado em frente ao Hospital Municipal de Marabá (HMM);
– Central de Testagem dos Servidores da linha de frente (exclusivo para os servidores).

Atendimento para pessoas com sintomas iniciais

No CEI e nas 12 UBS

UNIDADE DE SAÚDE ENDEREÇO
01 AMADEU VIVACQUA RUA MAGALHAES BARATA – SÃO FELIX II
02 DEMOSTHENES AZEVEDO RUA 27 DE MARÇO – VELHA MARABÁ
03 MARIA BICO DOCE RUA DUQUE DE CAXIAS – SÃO FÉLIX PIONEIRO
04 ENFERMEIRA ZEZINHA FOLHA 23 – QUADRA ESPECIAL – NOVA MARABÁ
05 CARLOS BARRETO AVENIDA TOCANTINS – MORADA NOVA
06 HIROSHI MATSUDA FOLHA 11 – NOVA MARABÁ
07 JAIME PINTO RUA DR. GENI – NOVO HORIZONTE
08 JOÃO BATISTA BEZERRA RUA SILVINO SANTIS – SANTA ROSA
09 LARANJEIRAS RUA DOS GAVIÕES, 23 – LARANJEIRAS
10 EMERSON CASELLI RUA PAULO FONTELES – LIBERDADE
11 MARIANA MORAES RUA C, QUADRA E, KM 7 – NOVA MARABÁ
12 CRISMU FOLHA 33 – NOVA MARABÁ

Veja algumas fotos da testagem na UBS Amadeu Viváqua (São Félix): 

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Secom

Acessibilidade