Covid-19: Unidades Básicas de Saúde recebem pacientes com sintomas iniciais

São 12 Unidades Básicas de Saúde com o atendimento específico

As doze Unidades Básicas de Sáude (UBS) atendem os pacientes que apresentem os primeiros sintomas de suspeita do novo coronavírus de forma separada das demais pessoas que procuram atendimento. A primeira avaliação é feita por técnicos e enfermeiros, que fazem uma anamnésia (entrevista com intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença e resposta humana aos processos vitais) e logo após é encaminhado para o atendimento médico.

Na UBS Carlos Barreto, em Morada Nova, o auditório foi transformado na zona de atendimento para suspeito de Covid-19. “Abrimos uma entrada na parte de trás da UBS para o auditório. Quando é suspeita de síndrome gripal eles já ficam na parte de trás, não ficando dentro da Unidade propriamente. Com isso, o restante da UBS segue funcionando normalmente, sem que os pacientes se misturem”, explica Francisco Macedo Lula, gerente da UBS.

Francisco Macedo Lula, gerente da UBS

Em caso de necessidade, os remédios devem ser retirados na central de medicamentos em frente ao Hospital Municipal de Marabá. Ele reforça que os testes não estão sendo feitos nas UBS. “Nenhuma UBS faz o teste rápido. É feita consulta, notificação, orientação de isolamento, assinam o termo sobre as orientações, é dado atestado e a solicitação dos remédios para os que precisam, sempre seguindo os protocolo”, reforça, destacando que o fluxo de pacientes aumentou.

“Bastante pacientes têm aparecido, mas porque estão se prevenindo. Primeiros sintomas já buscam a UBS e temos trabalhado para não voltem. Temos médicos de manhã e tarde,  ninguém volta para casa sem ser atendido, para que não ter que retornar a UBS depois”, sublinha.

A médica, Ivellyn Nunes, responsável pelo atendimento, explica que o trabalho consiste em avaliar os pacientes, fazer a notificação para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e prescrever o que o paciente deve fazer.  “Isso é feito de forma individualizada. Os que apresentam algum sinal grave são encaminhados para o HMM, os que têm sintomas leves damos a orientação e muitas vezes prescrevemos os remédios”, explica.

Os pacientes são mantidos a 2 metros de distância um do outro no local e é obrigatório o uso de máscara. “Pedir a população para ter consciência. Essa questão do isolamento social é extremamente importante, sair de casa só se for realmente necessário e sempre usa máscara”, pede.

Médica Ivellyn Nunes

O técnico em informática, Christian Rodrigues da Rocha, conta que é a primeira vez que frequentou a UBS. “Vim pelo sintoma de falta de apetite, febr, e falta de paladar. Estou sendo bem atendido, tentando me livrar dessa situação. Estão respeitando o isolamento e nos dando as orientações necessárias”, comenta.

Técnico em informática Christian Rodrigues

Na UBS Amadeu Vivacqua também há uma sala separada para atendimento de pessoas com sintomas iniciais de Covid-19. O gerente da Unidade, Herson Junior, conta que a UBS  recebe mensalmente os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para atender os pacientes. “Todo mês a UBS é contemplada com kits de EPI e nesse kit vem mascaras, toca, álcool em gel e sabonete líquido para estarmos fazendo assepsia das mãos. Separamos os pacientes e atendemos conforme a demanda”, explica.

Herson Junior, gerente da UBS Amadeu Vivacqua

Bruno Alves foi um dos pacientes que procurou a UBS por sintomas de síndrome gripal. “Cheguei aqui com vários problemas de dor de cabeça, dor no pulmão. As pessoas me ampararam, me levaram a uma sala, conversaram comigo e me encaminharam. Por sorte já consegui superar isso”, completa.

Bruno Alves

Veja na lista as UBS que estão aptas a receber pacientes com sintomas iniciais de Covid-19

UNIDADE DE SAÚDE ENDEREÇO
01 AMADEU VIVACQUA RUA MAGALHAES BARATA – SÃO FELIX II