Covid-19: Vacinação a partir de 30 anos acontece com rapidez
Segunda dose começa a ser aplicada nos dias 21, 22 e 23 nas escolas Jonathas Pontes e Anísio Teixeira
A vacinação contra covid-19 destinada para pessoas a partir de 30 anos, sem comorbidades, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto) e demais grupos prioritários está acontecendo nesta segunda-feira (19), de forma tranquila e rápida, no Centro de Convenções. As grávidas devem levar declaração do médico, autorizando a imunização, conforme determinação da nota técnica do Ministério da Saúde. A vacinação desse público segue até terça-feira (20).
Veja a nota técnica
Baixe a declaração para a vacinação
E compareça com os documentos necessários: RG, comprovante de residência e cartão SUS.
A diretora da Atenção Básica Mônica Borchart, da Secretaria Municipal de Saúde, explica que no início desta manhã o movimento começou mais fraco, entretanto, a população está aderindo à vacinação. “Esperávamos uma quantidade maior de pessoas, mas acredito que até o final da tarde consiga chegar às nossas expectativas de vacinação. Entre chegar e vacinar alcançamos a média de 15 minutos, está muito tranquilo. Todos devem vir com máscara e declaração preenchida para agilizar o processo”, conta.
A primeira etapa da imunização é a conferência da documentação, logo ao chegar no Centro de Convenções, onde uma enfermeira fica com a declaração. Depois é a vez de tomar a vacina e pegar a carteirinha, tudo muito rápido. Nesta segunda-feira (19), para atender a demanda, trabalham em torno de 20 profissionais de saúde mobilizados na vacinação de pessoas, a partir de 30 anos.
João Chamon Neto, secretário regional de Governo, afirma que é importante que as pessoas possam acompanhar todos os mutirões. “Nós enquanto Governo do Estado juntamente com a Prefeitura Municipal realizamos mutirões no Centro de Convenções. Hoje, dia 19, estamos atendendo as pessoas de 1ª dose, trinta anos ou mais, gestantes e puérperas e demais grupos prioritários. Gostaríamos de ratificar o convite para que possam se dirigir ao Centro de Convenções. Governo do estado e prefeitura de Marabá unidos pela vida”, destaca.
Mônica Borchat, Dir. da Atenção Básica da SMS João Chamon Neto, Secretário Regional de Estado
REPERCUSSÃO
Após tomar a 1ª dose da vacina, a operadora de caixa Laine Carvalho da Silva Batista de 30 anos, afirma que o atendimento foi ótimo. “Estava ansiosa para esse dia, sempre acompanhando até que chegou a minha vez e hoje estou muito feliz”, comemora.
O cinegrafista Leones Ferreira Leal, de 30 anos, nem sentiu quando a agulha entrou no braço. “Eu estava na expectativa para completar 30 anos, dia 5 de julho completei. Assim que liberou, vim cedo para aproveitar a oportunidade de imunização. Pensei que estava lotado e foi muito tranquilo, agradeço a Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal por disponibilizar a vacina para a gente. Eu achei que não tinha nem aplicado a vacina, porque não senti nada, nem como uma picada de mosquito”, disse.
Outro que estava feliz da vida era Marcelo da Silva Alves, também da faixa etária de 30 anos. “Foi um processo bem ansioso, antes estava lento, mas até que em Marabá foi bem rápido para minha idade, graças a Deus chegou. Cheguei por volta das 8h40, e tudo foi mais rápido que imaginei. Estou bem feliz”, finaliza.
2ª Dose
Para pessoas que já chegaram na data da segunda dose, devem se dirigir até as escolas Anísio Teixeira e Jonathas Alves, nos dias 21, 22 e 23.
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Aline Nascimento