Covid-19: Vacinação abrange pessoas com 33 anos ou mais
Também está aberta vacinação para os grupos prioritários (idosos, profissionais de saúde e de educação, pessoas com comorbidades, deficientes permanentes, motoristas e cobradores do transporte intermunicipal, todos acima dos 18 anos)
Com o baixo fluxo de pessoas no Centro de Convenções, a vacinação contra a covid-149 passou a abranger pessoas a acima dos 33 anos, a partir do meio dia desta segunda-feira (12), no Centro de Convenções. Além de continuar a 2ª chamada destinada aos grupos prioritários, as pessoas acima dos 34 anos de idade, sem comorbidades poderão se imunizar.
“Em função da pouca procura das pessoas com 34 anos ou mais, então a gente reduz a idade para 33 anos. Então todas acima de 33 anos, em especial as pessoas dos nossos grupos prioritários, venham para o Centro de Convenções, que estamos esperando vocês”, declara Mônica Borchat, coordenadora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.
Conforme disponibilidade de doses, a vacinação para essa faixa etária continua esta terça-feira (13), de 8 às 17 horas, no Centro de Convenções, em mais um mutirão em parceria com o Governo do Estado, como explica o Secretário Regional do Governo do Sudeste do Estado, João Chamon. “É uma satisfação nesta ação conjunta Prefeitura e Governo do Estado unidos pela vida, mais um mutirão onde estamos avançando bastante, agora com a idade de 33 anos ou mais”, destacou.
Para vacinar, as pessoas com mais de 34 anos precisam levar documento oficial com foto, comprovante de residência, cartão SUS e declaração preenchida, que consta no site da prefeitura.
Gratidão e Esperança
“É um sentimento de gratidão e felicidade, sentimento que só Deus mesmo para explicar porque nessa pandemia o que a gente tem passado, portanto a alegria é imensa. Aqui o atendimento foi ótimo, não tenho do que reclamar, todos super atenciosos”, afirmouc, que é doméstica, e agora aguarda ansiosa a 2ª dose.
O empresário Welbes Costa conta que não pegou a doença e o fato de conseguir se imunizar é muito importante, ainda mais agora que a esposa está grávida. “É um alívio para todos, para minha família. Pra quem ainda está em dúvida de imunizar, o recado que dou é que venha tomar, não precisa ter dúvida porque é existe toda uma pesquisa, são vários cientistas no mundo inteiro, então tem que vir tomar”, aconselha.
Animado, o coordenador de manutenção de uma siderúrgica, Gilson Almeida, tomou a vacina e era só alegria por ter chegado a vez dele. “Graças a Deus felizmente chegou a nossa vez, tivemos essa oportunidade, o sentimento é de felicidade, de poder viver essa vida que é muito boa”, enfatiza.
Grupos prioritários
Ressaltamos que continua aberta a vacinação para os grupos prioritários que ainda não se imunizaram. São eles: professores do ensino fundamental, médio, profissional e superior, profissionais de saúde, trabalhadores da educação, motoristas e cobradores de transporte coletivo municipal e intermunicipal, gestantes e puérperas com comorbidades, idosos, agentes de conservação e limpeza pública (garis), deficientes permanentes e demais comorbidades previstas no plano nacional de Imunização, todos acima de 18 anos, devem comparecer ao Carajás Centro de Convenções.
Para as gestantes é necessário apresentar copia de prescrição médica que indique ela pode ser vacinada, segundo exigência de Nota Técnica do Ministério da Saúde, que pode ser lida aqui:
Pessoas com comorbidade devem levar junto com a documentação (documento oficial com foto, comprovante de residência e cartão SUS) o laudo comprovando a comorbidade, no caso de hipertensão e diabetes, pode ser o cartão de acompanhamento da Unidade Básica de Saúde.
No caso dos demais profissionais é preciso levar declaração assinada pelo gestor do local de trabalho (todas as declarações constam no site da prefeitura).
Veja as declarações aqui
Veja outras fotos: