Covid-19: Vacinação de idosos a partir de 60 anos segue ocorrendo no município
Segunda dose para idosos de 75 anos ou mais, vacinados com a Coronavac, também permanece.
Na manhã desta quinta-feira (15), houve a continuidade da campanha de vacinação contra Covid-19 para as pessoas idosas a partir dos 60 anos em dois pontos. Em nenhum dos locais houve aglomeração e sempre respeitando as recomendações do Ministério da Saúde sobre os protocolos de proteção ao novo Coronavirus.
Na escola Anísio Teixeira, no núcleo da Cidade Nova, a movimentação foi tranquila durante toda manhã. O mesmo aconteceu também no colégio cívico-militar Rio Tocantins, folha 13. Nos dois locais, a procura pela vacina foi regular, já que grande parte do público alvo já havia sido vacinado na semana anterior.
A dona de casa Nizete Rosa da Silva, 70 anos, já estava na expectativa, pois, segundo ela, não havia tomado na semana passada a primeira dose em razão de estar gripada, ela teve que aguardar o momento certo. Ela veio acompanhada do marido, seu José Ribamar Moraes da Silva.
“Estive aqui mas pediram que eu melhorasse da gripe e a garganta também estava inflamada e agora é esperar a segunda dose e me livrar desse mal, pois preciso viajar e precisava estar imunizada para fazer isso”, relatou dona Nizete.
Ivonete Nascimento Gomes Trindade, 63 anos, também procurou a escola Anísio Teixeira hoje para se vacinar. Ela estava visitando um filho em Canaã dos Carajás, mas quando soube do recomeço da campanha de vacinação retornou para Marabá e lembrou que a população deve tomar todas as medidas necessárias para evitar a propagação do vírus.
“Eu vejo essa doença hoje com muita preocupação porque tenho conversado com pessoas da saúde e eles tem colocado a preocupação em relação aos seus colegas e outros que se afastaram com problemas psicológicos e adoeceram nesse processo da Covid e eles têm se sensibilizado muito, porém a população está muito negligente e não está seguindo os protocolos do ministério da saúde como o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento”, alertou dona Ivonete.
A campanha de vacinação também segue para as pessoas idosas a partir de 75 anos que irão receber a segunda dose da vacina coronavac. Para isso, a pessoa deve observar a data que terá que retornar ao local onde recebeu a primeira dose para ser imunizada.
Os especialistas lembram que somente a segunda dose da vacina deixa a pessoa totalmente imunizada contra a Covid-19. Os pontos de vacinação continuam na escola Irmã Theodora, Liberdade, escola Judith Gomes Leitão, Velha Marabá, Escola Jonathas Athias Nova Marabá, escola Jarbas Passarinho no bairro São Félix e escola Paulo Umbelino no bairro Morada Nova.
Texto: Victor Haor
Fotos: Paulo Sérgio