Covid-19: Vacinação é antecipada para pessoas a partir de 35 anos
Será o segundo mutirão de vacinação contra a covid-19 na cidade e desta vez destinado para a população (sem comorbidades) a partir de 35. A vacinação acontecerá neste sábado e domingo (26 e 27), novamente no Centro de Convenções e Campus da UEPA (Universidade do Estado do Pará). Vale ressaltar que no mutirão só será aplicada a primeira dose da vacina.
A vacinação acontece entre 08h e 17h, tanto no sábado quanto no domingo. Para se vacinar é necessário apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência, cartão SUS atualizado da cidade e uma declaração que pode ser acessada pelo site da prefeitura.
“Então a gente abre a primeira dose (D1) para 35 anos e mais. Fizemos uma previsão de vacinar uma média de 20 mil pessoas neste fim de semana”, informa Mônica Borchart, diretora da Atenção Básica da SMS.
No sábado e domingo, só serão vacinadas as pessoas acima dos 35 anos sem comorbidades com a primeira dose. No último final de semana, foram vacinadas mais de 20 mil pessoas com mais de 45 anos.
“A gente atinge 50 mil habitantes vacinados com a D1, então, o que agora esperamos, quanto secretaria, é que todos que forem vacinados com a D1, quando chegar a data para a segunda dose, procurem os pontos de vacinação para fechar o ciclo de imunização. As pessoas precisam entender que só com a D1 elas não estão imunizadas. É necessárioa segunda dose (D2)”, alerta Mônica Borchart.
Baixe a declaração aqui:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento