Covid-19: Vacinação retomada a partir de quarta-feira (19)
A Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) informa que, nos dias 19, 20 e 21 de maio a campanha de vacinação contra a Covid-19 será retomada para os idosos com mais de 60 anos e hipertensos e diabéticos a partir de 50 anos, que voltam a tomar primeira e segunda doses. Já as pessoas com deficiência permanente continuarão recebendo a primeira dose.
Para serem vacinados os idosos devem apresentar documento original com foto, cartão SUS e comprovante de residência. Hipertensos e diabéticos com mais de 50 anos, além de apresentar esses documentos devem portar também xérox do laudo médico que comprove a comorbidade. As pessoas com deficiência permanente devem apresentar também o laudo médico comprovando a condição.
É importante que a pessoas que está com a segunda dose marcada para esses dias verifique em seu cartão de vacinação para conferir a data correta. A vacinação ocorrerá nos seguintes pontos:
EMEF Judith Gomes Leitão – Núcleo Velha Marabá
EMEF Professor Anísio Teixeira – Núcleo Cidade Nova
Colégio Militar Rio Tocantins (Antigo CAIC) – Núcleo Nova Marabá
EMEF Paulo Umbelino Ferreira – Núcleo Morada Nova
EMEF Olavo Bilac – São Félix Pioneiro
Nos dias 20 e 21 de maio, as gestantes com comorbidades (veja o quadro abaixo) e os pacientes oncológicos e indivíduos transplantados com mais de 18 anos serão vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Centro de Especialidades Integradas (CEI). Ambos devem apresentar documento original com foto e cartão SUS. Gestantes devem apresentar xérox do relatório ou laudo médico que comprove a comorbidade. Já os pacientes oncológicos e indivíduos transplantados devem apresentar xérox ou laudo especificando o motivo da vacinação.
GESTANTES E PUÉRPERAS SAIBAM QUAIS AS DOENÇAS SÃO CLASSIFICADAS COMO COMORBIDADE PARA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 |
Diabetes Melitus; Hipertensão arterial resistente – HAR; Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Pneumopatias grave crônicas (ex: asma, doença pulmonar obstrutiva cronica – DPOC); Doenças da aorta (ex: aneurisma de aorta, arterites da aorta, ateromatose da aorta, dissecção de aorta); Insuficiencia cardiaca – IC; Cor-pulmonale crônico; Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndrome coronarianas crônicas; Valvulopatias; Cardiopatias congênita no adulto; Miocardipatias e periocardiopatias; Arritmias cardíacas com importância clínica; Pessoas com próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular (ex: derrame); Doença renal crônica (estágio 3 ou mais e/ou síndrome nefrótica); Imunossuprimidos (transplantados, HIV, doenças reumáticas (ex: lúpus, artrite reumatóide, pacientes tratando câncer que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses, neoplasias hematológicas); Anemia falciforme; Obesidade mórbida (imc > =40); Sindrome down; Cirrose hepática; |