Covid-19: Vacinação tem procura regular na UBS Emerson Caselli
Crianças a partir das 03 anos já podem se imunizar. E pessoas com 30 anos ou mais, com quatro meses da terceira dose, já podem tomar a 4ª dose.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 segue nas Unidades Básicas de Saúde do município, como na UBS Emerson Caselli, no bairro Liberdade, núcleo Cidade Nova. Por lá, a procura pela vacinação é intensa e aumentou em relação à semana passada.
Tiara Cinthia Raposo foi até à UBS levar os dois sobrinhos, de 9 e 7 anos, para receberem a primeira dose da vacina. Ela já havia levado os filhos e, dessa vez, chegou o momento das crianças mais novas da família se imunizarem.
Ela conta que, pessoalmente, quando surgiu a vacina, não via a hora de receber o imunizante e, depois, a esperança era que as crianças também fossem vacinadas. “Graças a Deus na minha família pai, mãe, sobrinhos, irmão, todo mundo se vacinou, todo mundo tomou a terceira dose… Agora, por último, a gente trouxe os mais novos, que foram liberadas para as crianças, o Leno e a Lara. E aí meus filhos também já tomaram até a terceira dose”, ressalta.
Diante do aumento de casos positivos e da baixa procura pelas vacinas, Tiara Cinthia convida as pessoas a procurarem as UBS para receberem o imunizante. “É o melhor método. Eu não entendo porque que as pessoas têm medo. Enquanto está acontecendo as tragédias, a gente quer uma solução, aí quando vem a solução a gente não quer tomar posse daquela solução. Eu era ansiosa e quando eu me vacinei eu fiquei ansiosa para vacinar meus filhos. É muito importante que todo mundo tome a vacina… a gente fica sem querer tomar, mas a Covid está aí e se nós não nos cuidarmos ainda vão ter muitos casos”, reitera.
Na UBS Emerson Caselli, a vacinação contra a Covid-19 acontece de manhã e à tarde. De acordo com Pedro Thiago Carvalho, gerente interino da UBS, a procura tem sido razoável. Na última segunda-feira (01), foram 40 pessoas vacinadas, na terça-feira foram 25 e no início desta quarta-feira, 03, já haviam sido vacinadas 20 pessoas. A expectativa é que a demanda aumente na próxima semana.
A UBS atende também famílias dos bairros Bela Vista, Infraero, parte do Novo Planalto, parte do bairro Laranjeiras e Independência. Na unidade, dos 24 testes de Covid-19 realizados em pacientes entre os dias 14 de julho e 2 de agosto apenas dois deram positivo.
“É importante a sociedade se conscientizar que a gente precisa que se vacinem, pois como a gente pode ver a Covid ainda não acabou. A gente ainda tem registro de casos aqui em Marabá e é importante que a gente se atente para isso e atualize a carteira de vacinação”, alerta.
O aposentado Clóvis Severino Costa, de 66 anos, levou os dois netos Miquéias, 11 anos, e Arecia, de 5 anos, para receberem a primeira dose da vacina. Logo que abriu a vacinação para a faixa etária dos netos, ele quis levá-los para serem vacinados, mas estava aguardando melhorarem de saúde, conforme orientação do médico.
“A minha esperança é o seguinte: a confiança é que a gente está livre, está imunizado, sabe? Não precisa ter medo… Gente, venha se vacinar, isso é muito importante. Depois que a gente está vacinado você tem certeza, garantia que você está imunizado e vai ficar bom, com certeza, porque o remédio é esse…”, ressalta o aposentado.
O Miquéias Costa, neto de Clóvis, confessa que estava nervoso para a vacina, mas que já queria se imunizar para se prevenir contra a Covid-19. “Venham, pessoal, tomar. É muito bom. A gente pode até se prevenir contra o coronavírus, que ele mata. Então, podem vir tomar a vacina”, destaca.
A vacinação está disponível em todos os postos de saúde, verifique o funcionamento da vacinação contra a covid em cada Unidade de Saúde. Lembrando que crianças a partir das 03 anos já podem se imunizar. E pessoas com trinta anos ou mais, com quatro meses da terceira dose, já podem tomar a 4ª dose.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio