Covid-19: Vacinas chegam às Unidades Básicas de Saúde de Marabá
Todas as sextas-feiras, de 8 às 17 horas, nas Unidades Básicas de Saúde haverá vacinação da 1ª dose da vacina contra a covid-19.
O 1º dia da vacina contra covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) foi receptivo pela população que compareceu aos postinhos em busca da primeira dose do imunizante contra a covid-19. Na sexta-feira (08), o calendário foi aberto para pessoas acima de 12 anos que ainda não haviam iniciado o esquema vacinal. “Hoje estamos atendendo todas as Unidades Básicas de Saúde de Marabá. As vacinas contra covid estarão disponíveis todas as sextas-feiras, somente para a primeira dose, então é só se locomover até a UBS mais próxima de sua casa levando os documentos necessários”, pontua Fernando Silva, coordenador do Departamento de Imunização da SMS.
Na UBS Laranjeiras houve grande movimentação em busca da primeira dose. “É uma forma de evitar concentrar em uma local só e, às vezes, distante da própria comunidade. Então pensando nessa comunidade, a SMS está ofertando a vacina. Hoje é um teste com a primeira dose, a priori só será nas sextas-feiras, porque temos vacinas da rotina para as crianças e também da gripe para serem aplicadas”, observa Fábio Lima, gerente da UBS Laranjeiras.
O mecânico Francisco Araújo, 32 anos, venceu o receio e procurou o imunizante disponível na UBS Laranjeiras pela facilidade por conta da proximidade de casa. “Eu tive um pouco de medo, mas vendo a importância que tem resolvi tomar hoje, está perto de casa! Trabalho em oficina e ganho por porcentagem, como hoje tinha pouco serviço lá, então vim tomar a vacina”, revela Francisco.
Mecânico Francisco Araújo
Para Rejiane da Silva, 30 anos, o momento de tomar a vacina chegou nesta sexta-feira. “Uma grande vitória, perdemos tantos amigos e parentes. É muito gratificante chegar nesta fase em que a população quase toda está vacinada. Não vi antes porque não tinha tempo, e preferi vir agora com mais calma”, ressalta a administradora.
Adriana Alves, 21 anos, buscou a vacina pela necessidade de estar em dias com a documentação para o mercado de trabalho. “Para entrarmos nas empresas temos de vacinar, então vamos vacinar”, disse a jovem.
Adriana Alves Rejiane da Silva
A vacinação contra Covid-19 segue na próxima semana. Nos dias 13 e 14 de outubro, serão aplicadas 2ª e 3ª doses no Centro de Convenções, na Nova Marabá, e nos dias 13 a 15 de outubro, no SEST/SENAT, no núcleo São Félix, de 8 às 17 horas. Também haverá antecipação do imunizante Pfizer para todos que tomaram a 1ª dose até 17 de agosto.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio