Covid-19: Prefeitura realiza 2º Mutirão de Vacinação Infantil
No mutirão, haverá vacinação de 1ª e 2ª doses com imunizante Coronavac
A campanha de imunização de crianças de 5 a 11 anos continua, nesta sexta-feira (4), em todas as Unidades de Saúde do município. As Unidades receberam lotes extras da vacina pediátrica para atender a demanda.
De acordo com Fernando Gomes da Silva, Coordenador do Departamento de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Campanha de Vacinação vai ter prosseguimento durante toda a semana que segue em todas as Unidades de Saúde, no horário de 8 da manhã ao meio dia, e das 14 horas às 5 horas da tarde. “Estamos com um bom estoque para atender todas as crianças”, disse.
Neste final de semana (05 e 06), tem mutirão de vacinação infantil para crianças de 05 a 11 anos, no Shopping Partage, das 10 às 20 horas. Vale ressaltar que durante o mutirão haverá vacinação para adultos apenas com Coronavac.
A vacinação de crianças nesta faixa etária segue um procedimento diferenciado dos demais segmentos. A agulha é bem menor no tamanho e o cuidado das enfermeiras também segue um protocolo bem nas características dos pequenos.
“Nos primeiros dias da Campanha não teve muito a adesão dos pais das crianças, porém, nos demais dias o fluxo deu uma elevação. E a vacinação é bem tranquila, a agulhinha das crianças é menor e não dói nada”, explicou a técnica em enfermagem Ramária Matos de Oliveira, que trabalha na UBS Enfermeira Zezinha, na Folha 23.
Nas unidades de Saúde, a procura só tem aumentado. “Aumentou significativamente a vacinação a partir de 5 anos de idade, pois no início tivemos uma dificuldade devido à algumas informações negativas e agora vamos dar continuidade e pedimos que os pais tragam as crianças e que possamos seguir nesse processo”, disse Dilceu Barroso, gerente da UBS Hiroshi Matsuda, na Folha 11, Nova Marabá.
O servidor público José Evandro Lima trouxe até à Unidade Básica de Saúde Enfermeira Zezinha, na Folha 23, o filho Ícaro Lima, de 10 anos, para receber a dose do imunizante. “É muito importante as crianças serem vacinadas porque é garantia a mais de saúde e foi uma iniciativa muito boa de também vacinar as crianças. A gente anda muito nos supermercados e feiras e com as crianças vacinadas é uma forma de evitar que o vírus se propague”, disse.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio