Seaspac: Cras Amapá realiza ação do Outubro Rosa
Um dia diferente para cerca de 70 mulheres e idosos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Amapá. Nesta sexta-feira (22), o Cras realizou uma ação em alusão ao Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama e de colo de útero. A ação contou com uma roda de conversa sobre o assunto, atendimento nutricional, limpeza de pele, maquiagem, além de muita diversão com entrega de brindes e desfiles.
Além das mulheres dos grupos de Sistema de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) do Cras, a ação também foi aberta para os grupos de idosos e para as outras mulheres usuárias do Cras que tiveram interesse em participar. Também foi realizada uma aula de zumba com apoio das professoras da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).
“Elas se divertiram muito. É um momento importante e ficamos felizes de trazer essa programação para todas as usuárias do Cras. Dá trabalho, mas é algo que nos satisfaz”, comenta Edileuza Gomes Athie, coordenadora do Cras Amapá.
O Cras Amapá atende 17 bairros da cidade, incluindo a Marabá Pioneira. O SCFV das mulheres do Cras Amapá está dividido em 3 grupos, para cumprir as normas de prevenção e proteção à Covid-19. Os encontros acontecem uma vez por semana, na segunda-feira pela manhã e tarde e na quarta pela manhã. Os encontros foram retomados em fevereiro.
Além dos grupos para as mulheres e idosos, o Cras Amapá também dispõe de grupos para crianças e adolescentes. ALém de outros serviços como Serviços de Assistência social, Psicólogo, Pedagoga, Confecção e atualização do Cadastro Único (CadÚnico) e Bolsa Família, Programa de Integração à Família (PAIF), Benefícios Eventuais como Cesta Básica, Lei Nutricional, Auxílio Funeral e Enxoval. Também há equipes volantes que atuam na zona rural.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação