Seaspac: CRAS Morada Nova cria estratégia segura para atualização do CadÚnico
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Morada Nova está fazendo ações itinerantes, em forma de mutirão, para atualização do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) das famílias pertencentes àquele território. A atualização é importante para o recebimento de benefícios como o Auxílio Brasil.
Nesta quinta-feira (09), a ação aconteceu na Escola Pedro Peres, contemplando uma média de 160 famílias que tiveram o atendimento previamente agendado. O objetivo foi dar celeridade ao processo, mas principalmente oferecer segurança e conforto aos beneficiários, como explica Elaine Sampaio, coordenadora do CRAS Morada Nova.
“Quando o governo liberou as atualizações do Cadastro Único aglomerou o CRAS e então resolvemos agendar os usuários, porque nós estávamos atendendo uma média de 50 pessoas por dia, num espaço pequeno. Daí organizamos os 160 usuários em escalas de duas em duas horas, com 40 atendimentos, para evitar a aglomeração. A parceria com a escola Pedro Peres foi para nos ceder o espaço, pra que atendêssemos o usuário da melhor forma, respeitando as normas de distanciamento”, esclarece a coordenadora.
As pessoas que não conseguiram comparecer ao mutirão em Morada Nova devem procurar o CRAS durante a semana para a atualização. Por outro lado, os moradores do Núcleo São Félix, uma média de 170 pessoas devem ser contempladas também com um mutirão na próxima semana. O CRAS agendará o atendimento por telefone.
Devem atualizar o cadastro, os usuários que não tenham feito a atualização nos últimos dois anos, mesmo que não haja mudança nas informações já cadastradas. Também devem atualizar o CadÚnico, os usuários que tenham mudado de endereço ou de cidade ou que tenham alterado a composição familiar (nascimento de filhos, casamento, óbito de familiar).
Qualquer alteração, como mudança de renda e localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar devem ser comunicadas. Para quem ainda não conta com o CadÚnico, pode aproveitar a oportunidade para efetuar seu cadastramento, desde que preencham os requisitos.
Há três anos, Roseane da Silva Santos faz parte do programa social. Mãe solteira, de três filhas, disse que o Auxilio Brasil faz diferença na vida da família, por isso, procura manter os dados atualizados para não ter surpresas desagradáveis relacionadas ao benefício. “Apesar de não ser um alto valor, ajuda bastante. Eu que cuido das minhas filhas, sou diarista, estou desempregada, então é um complemento na renda. Eu estava recebendo o Auxílio Emergencial, daí em novembro, voltei a receber o benefício e agora vim atualizar para o Auxílio Brasil”, pontua.
Quem também sempre deixa os dados atualizados é Claudilene Brandão, mãe de dois filhos menores. “Eu participo do programa há uns 10 anos e me ajuda muito. É a única renda que tenho. Sempre atualizo o cadastro das crianças, vacina em dias, declaração da escola tudo certinho. Agora em outubro entrou o Auxilio Brasil e eu já vim atualizar o cadastro”, observa.
Os CRAS funcionam das 8h às 18h, sem intervalo para o almoço. Entre os serviços oferecidos estão o cadastro e atualização do CadÚnico, Auxilio Brasil, Programa de Integração à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos. Através do CadÚnico, os CRAS também oferecem o serviço de assistência social, psicólogo e pedagoga.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio