Março Lilás: Crismu realiza programação especial nos dias 20 a 31 deste mês
A Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS), por meio da Coordenadoria de Saúde da Mulher, realiza a campanha Março Lilás de prevenção ao câncer de colo de útero. A programação tem ações nas Unidades Básicas de Saúde, no Hospital Materno Infantil e no Centro de Referência Integrado a Saúde da Mulher (Crismu) com consultas e exames voltadas a este público.
A programação especial do Crismu acontecerá em horário estendido das 18h às 22h, entre os dias 20 e 31 de março. No centro, serão realizadas a coleta de exame preventivo do colo do útero (PCCU), consultas com ginecologista para as mulheres com agendamento pela regulação e palestras sobre os cuidados para prevenir a doença.
No sábado, dia 25, a programação será das 8h às 18h.
Para realizar a coleta de PCCU, a mulher não deve manter relações sexuais três dias antes do exame, além de não usar creme vaginal e não estar menstruada. Para participar, é necessário apresentar o cartão SUS, documento de identificação e, caso já tenha sido atendida no Crismu, levar o número de prontuário.
A gerente do Crismu, Nayane de Aguiar, ressalta a importância de identificar precocemente a doença para a realização do tratamento adequado, garantindo maiores chances de cura.
“O mais importante e necessário, durante essa campanha, é a prevenção que é dada através do exame preventivo. Então, anualmente a mulher deve fazer esse exame. A gente sabe que o câncer de colo de útero é uma doença muito frequente no estado do Pará. É a segunda que acomete as mulheres paraenses e que a prevenção é fundamental por se tratar de uma doença silenciosa”, pontua.
Vale ressaltar que a programação do Março Lilás acontece nas zonas urbanas e rural, como assegura a coordenadora de Saúde da Mulher da SMS, Gabriela Cavalcante.
“É uma campanha nacionalmente conhecida, onde nós vamos trabalhar a questão da prevenção do câncer do colo do útero, e a prefeitura vai estar comprometida, intensificando, os atendimentos à mulher durante esse mês de campanha. Em todas as todas as UBS’s haverá o Dia D da campanha, onde se tem palestras, atendimentos e a coleta do PCCU, que é na verdade o método mais efetivo em relação à prevenção do câncer do colo do útero. Qualquer mulher que já tem uma vida sexualmente ativa pode realizar a prevenção do câncer do colo do útero através do PCCU”, explicou.
Confira o cronograma com as ações
Texto: Ronaldo Palheta
Foto: Sávio Calvo