CTA FAZ CAMPANHA DE PREVENÇÃO E TESTES RÁPIDOS DE DST
A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), está agindo na prevenção ao HIV e sífilis em logradouros de grande movimentação, por meio de testes rápidos, distribuição de material educativo e orientação acerca dessas doenças. De acordo com a gerente do CTA, Eliana Moreira Brito, a primeira investida ocorreu na Feira da Folha 28, quando foram realizadas 252 coletas de sangue (504 exames), dos quais três soropositivos e 18 positivos para sífilis.
Dia 11, a ação aconteceu na Feira Coberta do bairro Laranjeiras, com 151 coletas (302 exames), apontando três HIV positivos e 12 casos de sífilis; no último sábado (18), na Praça da Liberdade, mais 114 coletas (228 testes rápidos), com oito casos de sífilis.No próximo sábado, 25 de fevereiro, os esforços se concentram na Praça Duque de Caxias e nos dias 27 e 28 a equipe do CTA fará distribuição de preservativos masculinos nos blocos carnavalescos Vai Quem Quer e Gaiola das Loucas.
Ainda de acordo com Eliana o município acompanha cerca de 1.600 soropositivos, sendo aproximadamente 70% só de Marabá e outros 30% de municípios abrangidos pela 11ª Regional de Saúde da Sespa. Desde 1998, o cadastro do CTA registra um total de 2105 soropositivos, incluindo óbitos e transferências para outras localidades.