Cultura: 12ª edição do Festival do Cari acontece neste domingo, 28
No próximo domingo, 28, acontece a 12ª edição do tradicional Festival do Cari, na comunidade da Vila Espírito Santo, zona rural de Marabá. O evento ocorre após dois anos sem ser realizado por causa da pandemia de Covid-19. O festival conta com apoio da Prefeitura de Marabá, através da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) e Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
O festival começou por iniciativa dos moradores da vila, localizada às margens do rio Tocantins, para celebrar o Cari, peixe presente no rio. Nesse dia, os bares e restaurantes da comunidade vendem bastante, como caldeirada, por exemplo, tendo o peixe como prato principal.
Além disso, o festival movimenta a economia por ter um aspecto turístico. Pessoas de vários lugares se dirigem à comunidade do Espírito Santo para provar do vasto cardápio dos bares e restaurantes e tomar banho de rio.
“A gente sempre faz muita renda aqui. As vendas são boas para todos. Ninguém tem o que reclamar. Todo mundo aqui fica animado para participar”, afirma Francisca Moura, dona de restaurante há mais de 20 anos e uma das idealizadoras do festival.
O festival conta com apoio do Projeto Sarã, da FCCM, voltado para iniciativas de ecoturismo e visibilidade de ações de preservação do meio ambiente.
Vanda Américo, presidente da FCCM, ressalta a importância da realização do festival.
“Os moradores, os pescadores daquela região, das ilhas, donos de restaurantes querem manter a cultura justamente como uma forma de preservação, uma forma de resistência e conscientização da questão do festival do Cari. É uma forma de atrair também a população para ver as belezas naturais do rio Tocantins”, afirma a presidente da FCCM.
Neste ano, a Secult levará três atrações musicais para o festival: Dj Pinto, Zé Luís e Banda tocando forró, e Robson Souza com voz e violão, tocando sertanejo.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio