Cultura: 3ª Conferência Municipal de Cultura discute propostas para Plano Municipal
Nos dias 15 e de 16 foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Marabá a 3ª Conferência Municipal de Cultura, que voltou a ser feita no município após 10 anos. Produtores culturais, autoridades e população em geral reuniram-se para discutir os rumos do setor cultural na cidade, para definir os eixos que nortearão o Plano Municipal de Cultura que serão levados para as conferências Estadual e Federal em 2024.
“Esse momento é um marco. A retomada da conferência que se alia às conferências da cidade, Conferência de Educação, de Saúde, de Assistência Social e que vem para contribuir com o Plano Municipal de Cultura e com o Plano Estadual. Daqui surgiram propostas e foram eleitos os delegados que vão discutir, inclusive a nível nacional”, destacou o vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias.
Ele também reforçou a necessidade de discutir-se com a comunidade, os rumos da cultura no município. “Aqui temos participação de várias artes, música, dança, quadrilhas juninas, carnaval, artistas plásticos, pessoas que fazem a cultura. É importante discutir isso com a comunidade, entender o que ela quer. Os governos devem se pautar nisso, no desejo das pessoas e no anseio delas com a realização de eventos aqui. A Conferência vai agregar muito para sentarmos discutirmos com essa mesma comunidade nosso Plano Municipal de Cultura”.
O produtor cultural Anderson Souza comemorou o retorno da Conferência e destacou a importância para a classe. “Importante para fazermos o mapeamento e fiscalização, desenvolvendo os trabalhos dos produtores culturais da cidade depois desse período de pandemia. Importante que saibamos as diretrizes que vamos tomar. A gente que trabalha com cultura sofre muito e é de grande importância ter o direcionamento correto das ideias que teremos pela frente”, ressalta.
Anderson é projetista e compositor voltado ao mundo das quadrilhas juninas, tendo atuado na extinta Explode Coração. Essa semana comemorou a notícia de que sua música “Fábula de um Pescador”, feita em homenagem ao pai e que trata da história de Marabá, foi anunciada como setlist da Orquestra Municipal de Marabá.
“Musica que toca em vários bares, tocada pela Nenzinha do Calypso. Espero que os editais prosperem e beneficiem a grande população que realmente precisa. Produtores culturais e artistas independentes que buscam se projetar e possam ter as mesmas oportunidades”, comenta.
A 3ª Conferência Municipal de Cultura trabalhou com seis eixos temáticos estabelecidos pelo Governo Federal.
- Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura
- Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social Debater e recomendar a revisão de elementos que afetem o acesso à cultura
- Identidade, Patrimônio e Memória
- Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural
- Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade
- Direito às Artes e Linguagens Digitais
“Iremos trabalhar estes eixos ao nível do município e levar demandas e propostas para as conferências Estadual e Federal que acontecerão no próximo ano. Essa conferência serviu para ajustar as atividades. Um dos requisitos que pretendemos consolidar é reativar o Conselho Municipal de Cultura e integrarmos a cultura da cidade”, destaca o Secretário Municipal de Cultura, Genival Crescêncio.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes