Cultura: Águia de Fogo se prepara para os Festejos Municipal e Estadual
A Junina Águia de Fogo se define como “uma junina tradicional, que busca resgatar a cultura original do São João”. Fundada em 14 de maio de 2016, na escola Darcy Ribeiro, no bairro Boa Esperança, por jovens e adolescentes dos bairros Liberdade, Jardim União, Bela Vista e Independência, ela desenvolve um importante trabalho na região, influenciando a comunidade a trilhar o caminho da cultura.
“Fomos criados através desses jovens, para não deixar essa cultura se acabar. Estamos sempre buscando manter esse espírito e levar para os jovens aqui da região”, destaca o presidente Elissandro Ferreira de Menezes.
Com apenas 6 anos de fundação, esse ano a junina irá dançar pela primeira vez o campeonato estadual em Canaã do Carajás, com data ainda indefinida. “Esse ano pela primeira vez disputaremos o estadual, pela primeira vez nosso bairro da Liberdade estará lá”, comemora.
O coreógrafo e marcador da Águia de Fogo, Frank Souza, destaca que a junina é a única do grupo B a disputar o estadual e o trabalho tem sido intenso para garantir um bom desempenho nos dois festejos. “Estamos fazendo esse resgate da cultura e da juventude aqui no nosso núcleo. Devido à urgência e o tempo curto, o ensaio está sendo realizado todas as noites, às 20h, aqui no nosso ninho que é a Praça da Liberdade. Vamos fazer um belo trabalho esse ano”, emenda, explicando que o tema para esse ano é uma mesclagem de todos os outros anos da junina.
“Nossa apresentação será essa mescla e o tema será ‘Em uma noite de São João irei casar’, que fala sobre um casal jovem que se apaixona no festejo junino, sempre buscando manter a pegada da cultura original dos festejos”, explica Frank.
A Junina terá, esse ano, com 24 pares, totalizando 49 integrantes, incluindo o marcador. “Muita alegria. O coração está para pular para fora, tanto pra mim, quanto para os brincantes, é uma grande alegria esse retorno depois do tempo parado. Estamos esperançosos e espero que seja bem aceito pelo público e jurados”, completa Elissandro.
Uma dessas brincantes, que está cotada para ser a noiva no espetáculo, Thayse Rickima, de 15 anos, que desde aos 11 anos participa da junina. “É uma experiência incrível para mim. Primeira junina e nunca entrei nem tenho intenção de entrar em outra. O tempo parado foi muito triste porque estávamos sempre ali, ensaiando, sorrindo e ficar sem dançar foi trágico. O tema deste ano está muito bom. A Águia de Fogo é show”, comemora.
Veja outras fotos:
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio