Cultura: Em ano atípico, Biblioteca Municipal mantém programação na praça e on-line
Apesar de não aberta ao público desde fevereiro devido à grande reforma pela qual passa o prédio, a Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo, manteve o atendimento aos estudantes com contações de histórias na Praça São Félix de Valois, além de programações on-line com lives e lançamentos de livros.
“Foi um ano diferenciado por causa das obras que irão beneficiar muito a todos os funcionários e frequentadores. Mas durante esse período tivemos que fazer adaptações. Por isso, nossas ações foram concentradas na Praça com a Contação de Histórias e o grande evento no Dia Municipal do Livro”, conta Evilângela Lima, coordenadora Biblioteca.
O evento realizado na Praça São Félix de Valois foi uma homenagem ao escritor marabaense Eduardo Castro, fundador da Academia de Letras de Marabá (ALMA), falecido há 4 anos. O evento contou com a presença de escritores locais, contação de histórias, troca de livros, apresentações musicais e microfone aberto para o público.
O projeto do Dia Municipal do Livro nasceu no Programa Marabá Leitora, com o objetivo principal de valorizar e oportunizar o acesso da população à produção literária do município.
Além desse evento, também foram realizadas ações menores de contação de histórias com cerca de 20 escolas do município. “São momentos na praça com os alunos. Mantivemos essas programações porque não precisava do espaço físico, então continuamos atendendo. Mas no geral, a programação da biblioteca volta após a inauguração no ano que vem”, comenta.
Evilângela também informa que está havendo uma campanha para devolução de livros que foram retirados desde 2020 devido à pandemia e que não foram devolvidos. “Estamos fazendo esse trabalho interno, ligando para pessoas, para não termos prejuízo no nosso acervo”, completa. Até a inauguração do novo espaço a Biblioteca não faz empréstimo de livros.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Jordão Nunes e Secom