Cultura: Biblioteca Municipal Orlando Lobo está com inscrições abertas para Desafio Literário 2023
O Desafio Literário da Biblioteca Municipal Orlando Lobo é retomado em 2023, sob o tema “Livro, leitura e meio ambiente“. A atividade promovida pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) consiste em um desafio onde as pessoas vão até a biblioteca e fazem sua inscrição para cumprir a tarefa de ler 10 livros entre fevereiro e dezembro, dentro da temática apresentada. Depois de ler cada livro, o participante deve postar em suas redes sociais uma pequena resenha e marcar o Instagram da Secult. No final de dezembro quem conseguir chegar ao final do desafio, recebe uma homenagem, com direito a certificado e ainda participa do sorteio de um kindle, tablet ou kit de livros.
De acordo com a coordenadora da Biblioteca Municipal Orlando Lobo, Evilângela Lima, o objetivo é fazer com que as pessoas leiam mais.
“Às vezes a gente quer ler, a criança, adolescente, jovem ou adulto quer ler mais, mas acaba dando desculpas de não ter tempo, entre outras. O desafio é uma forma de incentivar, impulsionar para a pessoa ler. Depois vamos fazer aqui na biblioteca um encontro dessas pessoas que participaram do desafio”, comenta.
Sobre a temática escolhida, Evilângela explica que a escrita literária acaba tendo várias abordagens e a questão ambiental está entre elas, tanto nos livros infantis, quanto romances ou livros informativos. “A nossa intenção é fazer com que a escrita sobre questões ambientais esteja presente na vida das pessoas para que haja uma conscientização sobre a preservação do meio ambiente e as questões ambientais que sempre foram discutidas, mas que estão bem mais fortes atualmente. Aí entra também a cultura indígena que acaba sendo renegada. Porém, hoje em dia já temos uma série de escritores que publicam um material muito bom, muito interessante, que falam sobre a sua história. A gente quer trazer esse repertório para que as pessoas tenham acesso”, ressalta.
No último desafio realizado em 2020, a biblioteca teve 50 pessoas inscritas e para esse ano a expectativa é que haja um público maior. “Temos uma boa expectativa quanto ao número de inscrições. Contamos com a divulgação da imprensa para divulgar, vamos também nas escolas conversar com os professores para incentivar os alunos a fazerem esse desafio, a participarem, porque a gente quer muito que essa cultura do livro esteja presente e a gente não quer deixar essa obrigação apenas com a escola. Queremos também fazer parte dessa busca de alunos leitores”, avalia.
Um bom exemplo de pessoas que se esforçam para cumprir o desafio é de um senhor que mora no núcleo São Félix. Evilângela conta que ele trabalhava em um supermercado aqui da cidade e na hora do almoço vinha na biblioteca pegar o livro do desafio. Ele leu todos os livros em tempo recorde e antes de dezembro já havia concluído. “A gente vê como a pessoa consegue ampliar seus horizontes e esperamos que esse ano tenhamos pessoas que também se desafiem a ler e a participar”.
A biblioteca vai disponibilizar os livros dentro da temática, mas as pessoas podem conseguir onde acharem mais fácil: seja comprando, ganhando de presente ou até mesmo do seu acervo pessoal. “Se a pessoa não tiver, pode vir aqui escolher. Não vamos indicar um autor específico. Vamos deixar disponibilizado vários autores para aquele desafio e a pessoa pode escolher aquele que lhe agradar mais, que acha que a leitura vai fluir mais fácil”, afirma.
Inscrições
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas de forma presencial na Biblioteca, que está localizada em frente à Praça São Félix de Valois, na Marabá Pioneira, até o dia 28 de fevereiro. As leituras podem ser iniciadas imediatamente.
Programação de Fevereiro
Esse mês a biblioteca continua com a programação virtual, que acontece no Facebook da Secult. Trata-se de Lives intituladas “Interseções” e que são feitas com convidados do meio cultural e artístico paraense e até nacional: escritores, artistas visuais, cantores e atores. Esse mês acontecerão duas Lives. Outra atividade que ocorre virtualmente é o Clube do Livro, com o nome ‘Conversa de botões’. O primeiro encontro vai falar do desafio literário.
As atividades presenciais voltaram a acontecer apenas fora da biblioteca com visitas nas escolas e um trabalho na Casa do Idoso que consiste na atividade de leitura de livros para os idosos residentes no local. Nessa atividade, um voluntário lê um livro para um idoso ou um grupo de idosos, uma vez por semana. Evilângela relata que a equipe já esteve lá em janeiro e vai retornar esse mês. “Inclusive temos uma caixa de livros que vamos levar para ficar lá esse mês, para eles lerem ou para alguém ler para eles. Se alguém quiser se voluntariar para ir lá para ler livros para eles, é só falar com a gente, pois alguns sentem dificuldade de ler. O voluntário pode ler, fazer um momento de leitura. Quem quiser, pode entrar em contato conosco que a gente organiza para a pessoa ir lá pelo menos uma vez por semana com um idoso ou com um grupo”, convida.
Reforma
Em 2022 a Biblioteca Municipal ficou fechada não por conta da pandemia, mas por causa de uma reforma em toda a sua estrutura. Foi realizada a pintura de todo o prédio, troca do telhado, troca de fiação elétrica e iluminação, manutenção nas centrais de ar e a própria configuração interna. Agora a equipe aguarda os novos móveis que estão para chegar.
A coordenadora diz estar muito feliz com a nova casa. “Está sendo muito bom ver o prédio, como ficou o resultado, está agradável. É um prédio bonito, é um prédio histórico, que estava precisando dessa revitalização, porque como é antigo, acaba tendo muitos probleminhas que vão se acumulando. Foi bem sofrido, pois tivemos que ficar fora daqui um tempo, tivemos que guardar os livros para ficarem em um lugar seguro, para não ter nenhum tipo de prejuízo para o acervo e retomar agora está sendo uma grande alegria. A biblioteca ainda não está aberta para atividades internas, mas estamos fazendo as inscrições do desafio normalmente”, conclui.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Secom