Cultura: Biblioteca Municipal disponibiliza programação de março especial para mulheres

No dia 08, às 8h da manhã, terá o evento aberto ao público “Dança Circular: o Sagrado Feminino”, na Praça São Félix.

A Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo publicou sua programação para o mês de março e, em referência ao Dia Internacional da Mulher, a transcorrer no próximo domingo (08). Assim, além das programações carimbadas, composto de leitura, empréstimo de livros, liberação de internet para pesquisa e contação de histórias para crianças e seus acompanhantes, há também muitas outras atrações.

Em 04 de março, às 15h, tendo como convidada a Escola Judith Gomes Leitão, acontece o evento Guardiães da Memória: Mulheres no Divino Espírito Santo de Marabá.

A programação segue no dia 06, às 19h30, com lançamento do livro “Canções Inacabadas”, da escritora Auridéa Moraes. Uma realização da AESSP – Associação dos Escritores do Sul e Sudeste do Pará e Biblioteca Orlando Lobo, com participação da Escola Estadual Plínio Pinheiro.

Aos destaques relativos à mulher, dia 08, às 8h da manhã, terá o evento “Dança Circular: o Sagrado Feminino”, dirigido por Rômulo Gemaque, na Praça São Félix. Aberto ao público, o episódio é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), por meio da Biblioteca Orlando Lobo em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac).

Ainda em alusão a mulher, na manhã do dia 13, também destinado ao público em geral, acontece o Café Literário. Trata-se do lançamento do coletivo de mulheres escritoras e leitoras, um encontro de mulheres participantes do Clube de Escrita Criativa as “Ycamiabas”.

Quanto às demais ações, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, a Biblioteca proporciona internet gratuita, com opções de pesquisas virtuais, com tempo limitado de uma hora. Enquanto, às sextas-feiras, a partir das 9h e às 15h, tem a Hora do Conto, feita a partir de contação de histórias e mediação de leitura.

 Dia 14, às 19h, tem Roda de Conversa: Leitura, Arte e Censura. Arte em todos os sentidos, com lançamento do projeto de extensão coordenado pelo professor Clei Souza – Unifesspa.

Em seguida, dia 18, às 19h, no Cine Marrocos – Cine Iran Bichara, mediado pela Seaspac, uma realização do Cine Marrocos e Coordenadoria Especial de Politicas Públicas para as Mulheres.

Nos dias 20 e 21, manhã e tarde, formação voltada para o uso do programa Biblivre – software livre de gerenciamento de bibliotecas e de acervos gratuito, destinado a profissionais de bibliotecas. Realização da Fundação Cultural do Pará, com participação da Fundação Casa da Cultura de Marabá, Instituto Hozana Lopes de Abreu, Marabá Leitora – Semed – e Biblioteca Orlando Lima Lobo.

Outro evento, previsto para 21 de março, às 8h30, aberto ao público, contempla o Grupo de Estudos Arte na Escola. Um Momento de estudos ministrado pelos professores Alixia e Amilton Damas, do curso de Artes Visuais da Unifesspa. É uma realização do Programa Arte na Escola daquela universidade em parceria com a Biblioteca Orlando Lobo.

No dia 26, às 19h30, destinado ao público adulto que deseja cativar sua criança interior, acontece a Noite do Conto: Histórias para despertar nossa humanidade. Trata-se de uma realização da Rede de Contadores de Histórias de Marabá e a Biblioteca.

Enquanto nos dias 27 (19h) e 28 (8h às 12h e 14h às 18h) será realizada a 2ª Oficina do Projeto Vivências e Poesia (oficinas de escrita e leitura poética). Parceria da UNIFESSPA, AESSP e Biblioteca Orlando Lima Lobo.

E dia 30 de março, às 15 horas, acontece a palestra acerca de “Contação de histórias e enleituramento: caminhos possíveis de uma ancestralidade que perdura”, com a doutora Rosemary Lapa de Oliveira – Universidade Federal da Bahia – destinada a professores e contadores de histórias. É mais uma realização da UNIFESSPA e Biblioteca Municipal.

Texto: João Batista
Foto: Divulgação

Acessibilidade